Notícias

Heitor Villa-Lobos é interpretado pela Família Barros no CCBB BH

O concerto, que ocorre no dia 23 de novembro no Teatro I, é uma ação associada à mostra “Marc Chagall: Sonho de Amor”, e homenageia a arte popular e as raízes brasileiras

O Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte (CCBB BH) recebe a Família Barros e a soprano lírica Ariádna Fernandes no palco do Teatro I para um concerto inesquecível, com repertório de Villa-Lobos, na próxima quarta-feira (23/11), às 20h. A entrada é gratuita, com retirada de ingressos em bb.com.br/cultura ou na bilheteria física do CCBB. A apresentação é uma atividade associada à exposição “Marc Chagall: Sonho de Amor”, em cartaz nas galerias do 3º andar e no Pátio até o dia 16/01.  

O concerto busca aproximar o legado de dois artistas renomados que tinham um ponto em comum nos seus processos criativos: a valorização da arte popular e das suas origens. Enquanto Marc Chagall povoou suas obras com elementos que evocam suas tradições russas, Heitor Villa-Lobos buscou fundir o folclore brasileiro à sua extensa lista de composições.  

Para representar essas raízes brasileiras, o repertório do show inclui composições clássicas do músico, como “O Trenzinho do Caipira”, “Bachianas Brasileiras nº5”, “Viola Quebrada”, “Cair da Tarde”, “Melodia Sentimental”, “Canção de Amor”, dentre outras.  

Família Barros 

Iniciada pelo patriarca Joaquim Inácio Franco, multi-instrumentista, professor, educador, maestro, compositor e arranjador, a Família Barros está atualmente em sua quarta geração de músicos profissionais.  

O grupo possui grande experiência em orquestras nacionais, como a Filarmônica de Minas Gerais e a OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), além de trazer na bagagem apresentações com renomados artistas internacionais, como Frank Sinatra Jr., Pinchas Zukerman, Augustin Hadelichm e Vadim Gluzman. 

A formação para o concerto no CCBB BH é em quarteto de cordas, e conta com os seguintes membros da “Família Barros”:  

Eliseu Barros (viola) – Professor de viola de orquestra na UFMG, integrou a Orquestra Jovem do Mercosul e a Orquestra Jovem Mundial, no Japão, promovida pelo Pacific Music Festival. Solou e regeu concertos com as orquestras Sesiminas Musicoop (BH), Sinfônica da UFMG e Sinfônica de Cuiabá.  

Thiago Barros (violino) – Graduado em música com bacharelado especializado em violino pela UFMG, foi vencedor de diversos concursos como solista ao longo de sua carreira. Faz parte do quadro de músicos da Orquestra Jovem Academia da Sinfônica de SP (OSESP), da Academia Orquestra Filarmônica de MG, além de integrar também a Academia Orquestra de Câmara Ouro Preto. 

Sara Oliveira de Barros (violino) – Bacharel em violino pela UFMG, atua na Academia Orquestra de Câmara Ouro Preto. Desenvolve intensa atividade musical, sendo convidada para participar de Orquestras Jovens do RJ e do Nordeste. 

Lucas Barros (violoncelo) – Vencedor de concursos de jovens solistas nacionais e internacionais, atualmente desenvolve intensa atividade como músico concertista, educador musical e professor de violoncelo. Integra a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais desde 2018, quando foi aprovado como o músico mais novo a integrar a orquestra naquela ocasião. 

A convidada da noite é a soprano lírica Ariádna Fernandes, que é graduada em canto lírico pela UFMG e já atuou como solista nas óperas Rinaldo, sobre regência do maestro Charles Roussin, como solista convidada pela Orquestra de Câmara SESC, sobre a regência do maestro Eliseu Barros, e também como solista no Coral Lírico do Palácio das Artes, com regência da Maestrina Lara Tanaka.  Atualmente, ela integra o quadro de cantores do Coral Lírico do Palácio das Artes. 

Circuito Liberdade    

O CCBB BH é integrante do Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo. Trabalhando em rede, as atividades dos equipamentos parceiros ao Circuito buscam desenvolvimento humano, cultural, turístico, social e econômico, com foco na economia criativa como mecanismo de geração de emprego e renda, além da democratização e ampliação do acesso da população às atividades propostas.   

Serviço  

Data: Quarta-feira, 23/11/2022  
Horário: 20h  
Local: Teatro I  
Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte – CCBB BH 
Praça da Liberdade, 450 - Funcionários - BH (MG) 
Entrada gratuita: com retirada de ingressos em bb.com.br/cultura ou na bilheteria física do CCBB.  

Mais informações sobre o show: bb.com.br/cultura I (31) 3431-9400 I Redes sociais CCBB: (Instagram) @ccbbbh / (Twitter) @ccbb_bh / (Facebook) ccbb.bh   

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.