Notícias

Artistas visuais finalizam residência artística no Centro Cultural UFMG com exposição de seus trabalhos

A entrada é gratuita com classificação livre

O Centro Cultural UFMG promove exposições dos artistas visuais que integraram a Residência Artística Atelier Aberto em 2022, com abertura na sexta-feira, dia 25 de novembro, às 19h. A mostra reúne criações dos grupos Imaginação Comum, Rebento e do projeto Apontamentos, contemplados pela chamada pública 2019/2020, como atividade de encerramento da residência artística. As obras poderão ser vistas até o dia 13 de dezembro. A entrada é gratuita, com classificação livre.

As exposições

Germinar Memórias – grupo Imaginação Comum
Amanda Abreu | Daiely Gonçalves | Luiza Poeiras | Manu Lima | Murilo Caixeta
“O movimento da existência produz todas as coisas: energia, elementos, matérias, formas de vida. Ciclos e camadas de experiências e memórias minerais, vegetais e animais. É um pulsar incessante, ligando tudo que veio antes de nós e tudo que ainda virá. Em um mundo de mercadorias, desprendido de sua própria natureza e suas ancestralidades, buscamos retornar à terra. Germinar aquilo que brota nas matas, nos terreiros, nos jardins, nas ruas, pela força da própria vida, num fluxo natural e perene de resistência. Entre pensamentos que se complementam, trabalhamos coletivamente em pesquisas e estudos interconectados com as nossas práticas artísticas e nossas buscas por transformações sociais.”

Linha d – grupo Rebento
Júlia Abdalla | Lara Mortimer | Wander Rocha | Yan Nicolas
Os artistas reúnem trabalhos em diferentes técnicas e propostas artísticas, que abordam questões da imagem-escrita, paisagem, corpo e as múltiplas possibilidades do desenho. O grupo tem como interesse as reflexões e experimentações vivenciadas dentro do processo de criação.

O duro, o mole e o comprido – projeto Apontamentos
Henrique Biatto | Maíra Botelho
A exposição é resultado da residência artística no Centro Cultural UFMG dedicada ao segundo ciclo do projeto Apontamentos. A investigação culminou em uma exposição e performance na cidade onde residem, Lisboa, Portugal, em 2021, e agora acontece em Belo Horizonte, cidade natal dos artistas. Biatto e Botelho criaram uma metodologia de trabalho que utiliza o gesto como dispositivo especulativo. Apontamentos se refere ao gesto paradoxal de apontar manualmente um lápis até o seu esgotamento. Essa operação fenomenológica é performada e a experiência vivida é o que instiga a criação de novas matérias.

Serviço: Exposição Residência Artística Atelier Aberto
Abertura: 25 de novembro | às 19h
Visitação: até o dia 13 de dezembro
Terças a sextas: 9h às 20h
Sábados, domingos e feriados: 9h às 17h
Grande Galeria
Classificação indicativa: livre
Entrada gratuita

Foto: grupo Rebento

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.