Notícias

Mostra “The Beatles in my life” retrata os fab four em pop art na 3ª BHBW

Terá início no próximo dia 3 de dezembro, quarta-feira, com abertura às 20h, a mostra The Beatles in my life, na galeria Urban Arts BH (rua Sergipe, 1171, Savassi), apresentando obras em acrílica sobre tela, em estilo pop-art, pelo cartunista e artista plástico Camilo Lucas. A exposição faz parte da 3ª BH Beatle Week (BHBW), e parte das obras poderá ser vista no Cine Theatro Brasil Vallourec, durante a realização de shows ligados à programação da BHBW.

 

O autor da mostra, Camilo Lucas, é editor da revista de cultura e humor Jararaca Alegre, fanzine que circula em diversas cidades de Minas e do Brasil, e que é produzido em Caratinga (MG), cidade onde vive. A revista terá edição especial para a 3ª BHBW lançada no próximo sábado, dia 29 às 12h, na Status Café Cultura e Arte, na Savassi, juntamente com a revista “Os Impublicáveis”. Camilo foi também um dos coordenadores da campanha “Paul, vem fala uai”, que ajudou a finalmente incluir BH na rota dos shows do beatle Paul McCartney, sendo responsável pela programação visual da mesma nas diversas redes sociais em que a campanha atuou.

 

A mostra “The Beatles in my life” é resultado de um retiro forçado pelo qual o autor passou, de dezembro de 2013 a junho de 2014, quando se submeteu a um tratamento bem sucedido de um câncer na garganta, na cidade de Montes Claros (MG). Durante este período, ocupou seu tempo pintando telas tendo as diversas fases da carreira dos Beatles como tema.

 

Esta exposição é um sonho antigo de Camilo, que afirma não te-la realizado antes por não encontrar disponibilidade de tempo. “Com o tratamento, hospedado na casa de minha mãe em Montes Claros, e incentivado pelo amigo Marcio Leite, artista plástico e proprietário de uma galeria na cidade, resolvi por este antigo projeto em prática, especialmente como uma terapia”. Assim, nas horas em que se encontrava bem disposto, foi produzindo as peças que agora serão expostas.

 

O título “The Beatles in my life” vem a propósito de o autor ter uma vida paralela à carreira dos Beatles (além de ser nome de uma das canções preferidas de Camilo): “posso dizer que fui concebido quando eles entraram em estúdio para gravar o primeiro single “Love me do” e nasci quando saiu o primeiro álbum “Please, please me”. Cresci tendo as músicas dos Beatles como trilha sonora, através da antiga radiola que havia na sala da casa de meu avô, onde meus tios reuniam os amigos para conversar e ouvir música. “Yellow submarine, Hey Jude e Revolution são canções que me lembro de cantar no chuveiro quando ciança. E assim a afinidade beatlemaníaca entrou no meu sangue e não saiu mais”, afirma Camilo.

 

Participar da 3ª BHBW com este trabalho é “um prazer e uma honra”, diz Camilo, que foi incluído na programação pelos coordenadores Aggeu Marques e Carlos Alberto Xaulim após analisarem as obras e concordarem que a mostra agregaria ao evento. A abertura na quarta, na galeria Urban Arts, bem como todo o período da mostra, terá entrada franca e todos os fãs de Beatles de BH e toda Minas Gerais estão convidados. 

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.