Notícias

Dupla Criolina é convidada do CCBB Educativo em atividade do Múltiplo Ancestral

O vídeo estará disponível a partir do dia 27 de novembro

A próxima edição do Múltiplo Ancestral, projeto do CCBB Educativo, será repleta de música e curiosidades. A dupla Criolina apresenta “Criolina Radiola em Transe”. O vídeo estará disponível a partir do dia 27 de novembro, às 10h, no site www.ccbbeducativo.com. 

Em material produzido especialmente para o CCBB, em que a dupla Criolina conta histórias de suas canções compostas com o objetivo de celebrar personagens únicos da cidade como o pregoeiro, o radioleiro, a bike som, entre outros característicos personagens que fazem parte da vida e da memória do lugar.

Os pregoeiros são vendedores ambulantes que ficaram muito conhecidos em São Luís a partir do século XIX, e que levavam oralmente os anúncios de seus produtos para comprar ou vender, abasteciam os clientes com produtos diversos como: laranja, caranguejo, peixe, mingau de milho, jornal, doce, camarão, juçara, picolé, sorvete, etc.

As conversas são intercaladas com canções autorais da própria dupla Criolina seguindo a proposta tropicalista, aposta em seu sangue latino e amadurece a sonoridade creole que já vinham desenvolvendo, o Caribe e a Jamaica e São Luís. Som pautado na cultura da Radiola à cultura local tudo isso embrulhado num pacote contemporâneo, com o uso de ritmos globalizados.

Vindos do Maranhão, localizados a 2 graus da linha do Equador, em contato com a música creole, o Caribe e a Jamaica, o Criolina apresenta um som pautado na cultura da Radiola ou “sound system", misturado ao afrobeat, à cultura local que vai do merengue ao tambor de crioula e toadas, tudo isso embrulhado num pacote contemporâneo, com o uso de beats eletrônicos e ritmos globalizados como funk, rock, ska, entre outros.

A dupla maranhense formada por Luciana Simões e Alê Muniz tem trilhado um caminho de conquistas e reconhecimento. Uma boa amostra disso foi a conquista do Prêmio de Música Brasileira 2011, na categoria melhor álbum com Cine Tropical que também foi eleito pelo jornal O Estado de São Paulo um dos 20 melhores CDs do ano de 2011. O disco foi contemplado por editais como o respeitado Rumos Itaú Cultural, que aponta os novos rumos da música brasileira e Prêmio do Projeto Pixinguinha (Funarte). Anualmente circula pelas capitais e pelo interior do Brasil a convite do SESC- SP e a convite de festivais como RECBEAT (PE), FEIRA MÚSICA BRASIL (MG), VIRADA CULTURAL(SP), CIRCUITO BNB (CE), FEIRA DA MÚSICA (CE), RIVAL (RJ), FESTIVAL PARATY LATINO (RJ).

Multiplicidade e riqueza de conteúdo no CCBB Educativo

Com o aumento de atividades online, o público do CCBB Educativo ganhou mais que praticidade e acessibilidade nos conteúdos disponíveis. A programação está ainda mais rica, uma vez que mais atrações foram incluídas e, com os participantes a distância, foi possível contar com especialistas de vários lugares do país, antes inviabilizados por questões de logística.    

SERVIÇO:

Programa CCBB Educativo – Múltiplo Ancestral

Criolina Radiola em Transe

Com Criolina

Sábado, 27 de novembro, às 10h

Local: site do CCBB Educativo

Acesso: www.ccbbeducativo.com

Classificação indicativa Livre – indicado para pessoas acima de 6 anos

Evento gratuito

Informações: (31) 3431-9440/9441

www.ccbbeducativo.com

Sobre o Programa CCBB – Educativo

O Programa CCBB Educativo desenvolve ações que estimulam experiências, criação, investigação e reflexão através de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais. Essas partilhas acontecem por meio de trocas culturais e metodologias de educação que garantem acesso amplo e inclusivo ao patrimônio e sua diversidade.

Sobre Circuito Liberdade

O Centro Cultural Banco do Brasil é integrante do Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo. Trabalhando em rede, as atividades dos equipamentos parceiros ao Circuito buscam desenvolvimento humano, cultural, turístico, social e econômico, com foco na economia criativa como mecanismo de geração de emprego e renda, além da democratização e ampliação do acesso da população às atividades propostas.

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.