Notícias

VIII Mostra de Percussão da UFMG

A entrada é gratuita com classificação livre

O Conservatório UFMG recebe no dia primeiro de dezembro, quinta-feira às 19h30, o concerto de solistas do Programa de Pós-Graduação da Escola de Música da UFMG e convidados, a apresentação integra a programação da VIII Mostra de Percussão da UFMG.

A Mostra presta homenagem ao centenário de um dos compositores mais representativos para a música do século XX e para a música escrita para percussão: Iannis Xenakis. O evento é uma realização da Escola de Música da UFMG e acontece no período de 30 de novembro à 02 de dezembro de 2022. Durante três dias serão realizados concertos, master-classes e palestras, além de reunir e divulgar os trabalhos da área de percussão da UFMG no âmbito da Pós-Graduação e Graduação. A Mostra tem a direção artística de Fernando Chaib.

Sobre Iannis Xenakis:

Com uma estória de vida cinematográfica, Xenakis esteve envolvido diretamente com a vanguarda artística do século XX, quer seja na arquitetura ou na música. Suas composições são consideradas um expoente do mais alto nível dentro do repertório percussivo. Ao misturar um texto musical muitas vezes matematicamente rígido com a liberdade/criatividade timbrica e expressiva dada ao performer, além de permitir uma exploração de ambiência e densidades sonoras não raramente caóticas (levando o intérprete ao seu limite físico performativo), Xenakis põe à prova através da música a sua própria ideia de mundo, as suas experiências pessoais e coletivas onde caos e beleza parecem, numa espécie de Yin-yang, precisarem coexistir para existir.  

São convidados para esta edição os professores: Prof. Dr. Benoît Gibson (Universidade de Évora), Prof. Dr. Ricardo Bologna (USP/OSESP), Pq. Dr. Stéphan Schaub (UNICAMP), Prof. Dr. Bruno Santos (UFSJ), Prof. Me. Charles Augusto (UFOP) e Prof. Dr. Ronan Gil (IFG). A Mostra conta ainda com concertos de grupos como Grupo de Percussão da UFMG, ¿Silencie? Coletivo Percussivo e participação de solistas como Diego Ribeiro (Orquestra Filarmônica de Minas Gerais), Licoln Cheib (Milton Nascimento), Vinícius Barros (Orquestra Jazz Sinfônica/SP), alunos do PPGMUS/UFMG e professores do curso de percussão e bateria da UFMG.

Programa:

Rebound A (1987/89, Iannis Xenakis)

Solista: Douglas Rafael

Rebound B (1987/89, Iannis Xenakis)

Solista: Aquim Sacramento

Boreal III (2015, Guilherme Bertissolo) 

Solista: Mateus Oliveira

Dialog Uber Erde (1994, Vinko Globokar) 

Solista: Nath Calan

Short Stories (2005, Martin Matalon) 

Solista: Charles Augusto

Intervalo

Solo de repique Paraiso do Tuiuti (2020) e Salgueiro (2022) ao pandeiro - solista: Marcos Alves

Brazilian Jazz Project - Carlos Henrique (vibrafone), Bruno Aguiar (bateria), André Limão (bateria), Vinícius Barros (percussão), Hiago Fernandes (baixo)

Sobre os músicos participantes:

André Limão: Com 36 anos de carreira possui Doutorado em performance musical pela UFMG, onde leciona desde 2006 nos bacharelados de Percussão e Música Popular. Sua carreira artística se passa ao lado de diversos artistas relevantes na cena mundial tais como Toninho Horta, Mara Shneider, Nivaldo Orlenas, Celso e Juarez Moreira, Cleber Alves, Lô Borges, Chico Amaral, Marina Machado, Milton Nascimento, tocando pelos palcos e estúdios do Brasil de todo o planeta.

Aquim Sacramento - Formado em percussão pela UNESP, é Mestre pela UFBA e Doutorando em Percussão pela UFMG. Solista, é docente de percussão e coordenador do Grupo de Percussão da UFBA. Grava, compõe e realiza arranjos, estreando diversas obras para percussão. Fundou e faz parte dos grupos MarinGinká, MultiFaces, Duo Sá-Cramento e Duo Sacramento. É coordenador do Festival de Percussão 2 de Julho.

Bruno Aguiar: Mestre e bacharel em percussão/bateria, atualmente doutorando na linha de pesquisa performance musical do PPGMUS/UFMG. Foi professor substituto na UFMG (2019 – 2021). Como instrumentista atua com diversos grupos tocando rock, jazz e música instrumental brasileira.

Carlos Fernandes: Licenciado em Música pela UFOP, Mestre em Música pela UFMG, atualmente cursa doutorado em Música pelo PPGMUS/UFMG. Atuou como regente titular e diretor artístico do Coro Feminino Sylvinha Araújo e produtor musical em festivais como o Festival Nacional da Canção de Mariana. Foi premiado no 2° Concurso Internacional de Marimba da UFPB, Jovem Músico BDMG, Jovem Instrumentista BDMG e Segunda Musical ALMG.

Charles Augusto: Mestre em Música pela UFMG, Bacharel pelo IA/UNESP, concluiu o curso livre de Música da EMESP, tendo como principais profs. J. Boudler, E. Gianesella, C. Stasi, R. Bologna e F. Rocha. Além do Brasil, realizou concertos na Alemanha, EUA e Canadá. Atualmente é professor de percussão da UFOP e apoiado pelas empresas Philarmonie e Adams.

Douglas Rafael: Entre 2011 e 2015 estudou no Conservatório de Tatuí, tendo aulas com Silvia Zambonini Soares. É Bacharel em percussão na UFMG, onde atualmente é mestrando em performance orientado pelo prof. Fernando Rocha. 

Marcos Alves: Em 2022 realizou recital de formatura em percussão pela UFMG. Seu trabalho como percussionista abrange múltiplos contextos musicais, incluindo participações em orquestras, como: Orquestra Ouro Preto e Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Atualmente é aluno da academia da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais.

Mateus Oliveira: Possui graduação e mestrado em música pela UFMG, onde realiza seu doutorado. Entre os anos de 2005 e 2006 fez o curso "Perfeccionamiento y Postgrado Musical para Iberoamerica", no Conservatorio del Liceu de Barcelona (ESP), sendo bolsista da Fundación Carolina. Atualmente é professor de música da Prefeitura Municipal de Santa Bárbara, da UEMG e UNINCOR. É integrante do grupo Arcomusical Brasil.

Nath Calan: Bacharel em Percussão pela Unesp, Mestre em Música pela Unicamp e doutoranda em Performance musical pelo PPGMUS/UFMG. É timpanista da OSMS e percussionista/timpanista da Bachiana Filarmônica Sesi SP. Toca em diversos países como EUA, Suíça, Alemanha, Portugal, França, Venezuela, Argentina. Atualmente integra os espetáculos “AnonimAto” - da cia Munginza de Teatro de Contêiner e “O que nos mantém vivos?”, da Cia. de Renato Borghi. 

Vinícius Barros: Mestre em Performance pela UNICAMP e graduação pelo IA/Unesp. Já ministrou clinicas diversas nos EUA, Japão, Portugal, México e Brasil. Tocou em importantes Festivais de Jazz incluindo o North Sea Jazz com Paquito D'Rivera. Parte integrante do Vana trio plus Brazilian percussion do pianista radicado em NY Vana Gierig por mais de 15 anos gravando 3 cds. Fez turnê pelo EUA com Branford Marsalis. Atualmente chefe de naipe da percussão popular da Brasil Jazz Sinfônica. Também professor da Faculdade Souza lima em SP. Endorsee da Contemporânea Musical há mais de 15 anos.

ESPECIAL
VIII Mostra de Percussão da UFMG
Música contemporânea
Data: 01 de dezembro de 2022 
Quinta-feira
Horário: 19h30
Local: Conservatório UFMG – Av. Afonso Pena, 1534 – Centro BH/MG
Entrada franca. 
Info: 3409-8300 

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.