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Minas Fashion Kids apresentou tendências da coleção de moda infantil e teen de 25 marcas que são referência e movimentam negócios no setor

Na passarela do Minas Fashion Kids, 25 marcas de todo o país desfilaram as tendências coleções para o Inverno 2020 para a moda infantil e teen, marcas apostam em estampas que representam a brasilidade e o lúdico

O Minas Fashion Kids (MFK4), um dos eventos mais importantes de moda infantil e teen, apresentou as principais tendências de moda do Inverno 2020 das 25 marcas que desfilaram na passarela e, que são referência no setor, com a proposta de impulsionar a moda infantil, os serviços e produtos no mercado mineiro e nacional nesse final de semana, no Lounge Panorâmico Mineirão. Mais de 400 crianças desfilaram e o evento recebeu mais de 1.300 pessoas, que movimentaram a cadeia que envolve o setor. O mercado de vestuário infantil está aquecido e acumula um crescimento médio de 6% ao ano, segundo a Associação Brasileira de Indústria Têxtil e de Confecção (Abit). Os segmentos de moda infantil e teen têm muito potencial para crescer, mas também é um mercado difícil de trabalhar, pois apresenta desafios no setor, entre eles, a necessidade de profissionalização e o fomento de iniciativas para o incremento de negócios no mercado nacional e internacional. É o que garante Patrícia Guerreiro, diretora da MFK Agência Kids e idealizadora do MFK. “O evento contribui para incrementar negócios e lançar tendências e foi projetado para proporcionar o fomento e consequente crescimento do mercado infantil, não somente no segmento de moda, mas, no mercado consumidor como um todo. Além disso, o MFK está buscando a profissionalização do mercado infantil dentro do segmento de moda e por isso, proporciona um evento nos padrões internacionais”, enfatiza. Participaram dos desfiles as marcas a Mio Bebê, Gambo, Luluzinha, Bué, Ararajuba, Amoreco, Gabriela Aquarela, Pesh, Kukixo, Ninali, dRuBz, Fruto, Cris Gentil, Bana Banana, Brumar, Camu Camu, Ópera Kids, Um mais um, Two in, Precoce, Pinkx, Baby Drooling, Charpey, Lovers e Malwee Kids. A abertura teve show da cantora mirim do The Voice, Laura Schadeck.

Tendências na passarela A aposta para a coleção Inverno 2020 da grife Malwee trouxe para a passarela um conceito sustentável com um jeans que teve no processo de lavagem uma redução de 200 litros para um litro de água, gerando uma economia enorme de água e bastante alinhado com a proposta do evento. Camu Camu inspira meninos e meninas nos tamanhos baby (3 a 24 meses) e infantil (2 a 18), com elementos da cultura, fauna e flora brasileira. A novidades apresentadas pela empresa chegam em estampas exclusivas, alegres e multicoloridas, com uma ampla paleta de cores, que representam a brasilidade e o lúdico. A riqueza de detalhes da estamparia foi inspirada em elementos como abacaxis, carambolas, bananas, araras, micos-leões-dourados, zebras, elefantes, onças, bichos-preguiça e tucanos imersos em cenários que podem ser facilmente imaginados pelos pequenos ao ouvir uma história ou lenda. Além de muitos detalhes como flores, folhagens e arabescos, a estamparia valoriza a cultura brasileira com o Boto Cor-de-Rosa, o Saci-Pererê, a Cuca e tendas indígenas. A cartela de cores também merece destaque; os invernais bordô, preto, azul marinho, verde militar e tons terrosos são misturados às cores vibrantes como amarelo, laranja, pink e turquesa, que garantem ainda mais vida e calor ao inverno brasileiro. Os tecidos foram pensados para atender aos dias mais frios e também às temperaturas mais amenas características do clima brasileiro em algumas regiões: viscose, tricoline de algodão e elastano, moletinho, malha sarjada, cirré, malha de viscose com elastano e jeans foram as apostas da Camu Camu.

Seguindo a linha de que a sustentabilidade, a Gambo leva ao MFK a linha Freestyle Gambo, calçados para meninos confeccionados no novo couro Marrakesh, que ganhou acabamentos que valorizam a sua textura e resistência e a cartela permite uma infinidade de combinações. Para meninas o destaque são as peças e fivelas, uma forte tendência dessa estação o modelo flat (sapatilha), que volta com o bico redondo, dando mais conforto ao modelo. A tendência dos modelos é mesclar looks na cor bege, contrastando com a cor do cabedal e está super em alta nas feiras internacionais. Já as grifes Gabriela Aquarela e Pinkx trazem produtos que tem a sustentabilidade no DNA e têm abordado do tema dentro da empresa de maneira global, utilizando produtos livres de crueldade, aproveitando matérias-primas, utilizando materiais não poluentes e valorizando a mão-de-obra, ao empregar famílias que vivem na região de Araújo, em Minas Gerais, local onde está instalada a fábrica da empresa. “Preservar o planeta é uma necessidade urgente, que encontra nas novas gerações a força necessária para formar cidadãos mais conscientes e com hábitos mais sustentáveis”, defende o gerente de Marketing da Aquarela, Isac Donisete da Cunha. Ele acrescenta que a grife mantem na fábrica a cultura da coleta seletiva e destina o material reciclado para doação. “Percebemos que nossos pequenos clientes têm se preocupado muito com isso”, ressalta.

Patrícia crescenta que o MFK é o evento de maior visibilidade nacional, colaborando para o impulsionamento da moda infantil e produtos associados e, consequentemente, já faz parte dos grandes eventos de Minas Gerais. “Diante desse crescimento, o evento rompeu as barreiras de Minas Gerais e atraiu como parceiro, a maior feira de moda e produtos do segmento, a Feira Ópera, que acontece em São Paulo e reunindo mais de 170 fabricantes de todo o país”, revela.

Um dia de modelo

Mais de 150 crianças também tiverem oportunidade de serem modelo por um dia, pois o evento proporciona às crianças de 3 a 14 anos uma oportunidade exclusiva para vivenciarem “um dia de modelo” e terem uma primeira experiência no mundo da moda com um looks das marcas.

Foto:Fernanda Sá Motta

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