Notícias

Agência Fosfato e Novo Brazil recebem medalhas de ouro no World Beer Awards

A Fosfato, agência de design sediada em Belo Horizonte, com 22 anos de mercado, e a Novo Brazil Brewing, cervejaria americana de alma brasileira, acabam de receber três medalhas de ouro no World Beer Awards (WBA), um dos maiores concursos mundiais do setor cervejeiro, que conta com a participação de todas as grandes companhias do mundo. A entrega do prêmio aconteceu em Londres, na histórica Honorable Artillery Company. A Fosfato planejou e criou todo o brand da Novo Brazil Brewing Co, cervejaria instalada em Chula Vista, no Sul da Califórnia (EUA), dos sócios-proprietários Miguel Carneiro e Ustane Pedras, responsáveis pela fundação da mineira Wäls, comprada pela Ambev. Os rótulos criados pela Fosfato receberam medalha de ouro como o melhor design do mundo e dos EUA, em 2017, e foi a primeira vez que a agência entrou na competição. A Fosfato lançou mão de uma implosão de cores, referências da fauna e flora do Brasil e menções a artistas plásticos como Volpi, Romero Brito e Beatriz Milhazes. Dos traços marcantes surgiram os rótulos das latas das cervejas Otay e Ipanema e do traço feito à mão, a ilustração para a garrafa Corvo Negro.

Foram muitos estudos, quase um ano de pesquisa e trabalho até chegar à marca e embalagens atuais. Afrânio Silveira, diretor de criação da Fosfato, destaca a importância da identidade visual para os produtos: “A primeira impressão, muitas vezes, é a que fica e guia o interesse e as expectativas do consumidor. Um rótulo bonito, coerente com o que o produto quer transmitir, é o primeiro passo para uma experiência sensorial diferenciada e incrível”. As cores vivas, a sensação de alegria e descontração impressas nos rótulos foram os atributos, somados ao sabor e aromas únicos, que fizeram com que a Novo Brazil conquistasse o público norte-americano, canadense e europeu. “Conseguimos criar uma identidade para uma cervejaria internacional com alma brasileira”, destaca Afrânio.

O grande diferencial está na visão dos empresários Miguel Carneiro, Ustane Pedras e Eduardo Pentagna (CEO da Novo Brazil) que sabem a importância de investir certo. “A cada novo lançamento, tudo é pensado e planejado, sabemos da importância que a embalagem tem para o sucesso de nossas cervejas. O reconhecimento da qualidade no ponto de venda é notório. Todos os dias recebo elogios no nosso Tasting Room, aqui em Chula Vista”, ressalta Eduardo Pentagna. “A cara que damos para os nossos produtos é tão importante quanto a qualidade das nossas receitas”, diz Miguel Carneiro. Logo no seu segundo ano de vida, a Novo Brazil já conquistou prêmios importantes como World Beer Cup (EUA) – 2016 , medalha de Bronze, com a Corvo Negro, na categoria: British-Style Imperial Stout. Neste ano, além das premiações com o design, a Novo Brazil também foi reconhecida com medalha de ouro, pelo WBA, como a melhor cerveja escura do mundo, com a cerveja Cookie Mucher.

A Fosfato já imprimiu sua competência criativa em outros projetos do segmento cervejeiro. Ela é responsável pela criação do nome Wäls, da primeira marca e do conceito da atual, tendo desenvolvido os principais rótulos da cervejaria. Inclusive, o rótulo da Wäls Dubbel, eleita a melhor cerveja do mundo em 2014. Os rótulos mais recentes são a Couvert Carneiro e a Wäls Evita. A empresa atua nos segmentos de saúde, hotelaria e restaurantes, indústrias e construtoras. Ao longo dos 22 anos demercado, a Fosfato se consolidou como agência de publicidade, design gráfico e hoje é uma das principais produtoras de Apresentações Digitais de Minas Gerais.

Ficha técnica:

Direção de Criação: Afrânio Silveira

Briefing: Miguel Carneiro

Direção de arte e Ilustrações: Diogo Pavan

Design Gráfico: Renato Mendes

Finalização: Adalberto de Paula

Tráfego: Patrícia Viana

Aprovação: Miguel Carneiro e Eduardo Pentagna

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.