Notícias

Concurso Poesia Incrível publicará duas novas autoras em sua quinta edição

Em 2012, a Crivo Editorial surgiu no mercado com o sonho de construir uma Belo Horizonte mais literária, onde há espaço para todas as vozes. “Queremos editar a cidade, trazer espaço e relevância para pessoas de contextos socioculturais diferentes, queremos dar voz para todos e promover a diversidade com nossos livros. O livro é um dos pontos de partida para contribuir com uma cidade mais humana”, diz Lucas Maroca, um dos sócios e editores da Crivo.

Com quase 120 livros publicados, a editora busca contribuir para o surgimento de novos autores e autoras a partir da criação de diferentes selos que incorporam literatura infanto-juvenil, poesia, prosa, projetos sobre a cidade e literatura fantástica.

Foi assim que surgiu um dos projetos mais queridos da Crivo Editorial: o “Poesia InCrível”, concurso de inscrição gratuita que selecionou duas poetisas para terem suas obras de poesia inéditas publicadas. O objetivo do projeto é estimular o surgimento de novos autores e autoras de poesia em Belo Horizonte e Região Metropolitana, movimentar a cena poética da cidade e estimular a leitura deste gênero literário. O projeto existe desde 2014, quando abriu seu primeiro edital. Até então, oito livros já foram publicados e a ideia é estimular cada vez mais pessoas a escreverem e publicarem.

A Crivo Editorial acredita em uma cidade que fomente a cultura, que promova novos leitores, que estimule artistas e pessoas comuns a contarem sua história. “Queremos deixar um legado de contribuição para uma BH recheada de entretenimento e pensadores críticos, um pólo cultural no Brasil que viva poesia e arte. Uma das missões da Crivo é contribuir com isso!”, complementa Haley, também sócio da Crivo.

Em outubro, as autoras Luiza Camisassa e Cibelih Hespanhol foram as selecionadas pelo concurso. O primeiro lugar receberá premiação em dinheiro e terá 1.000 exemplares de seu livro impressos e o segundo lugar terá 500 exemplares de sua obra impressa. A seleção das obras foi feita por uma banca curadora composta pelos editores da Crivo e convidados.

Todo o trabalho de edição das publicações será feito de forma conjunta com as autoras. Um dos pilares da Crivo é fazer com que os autores se sintam parte de todo o processo editorial.

Uma campanha de financiamento coletivo será aberta em novembro, em parceria com a plataforma Evoé, buscando apoio para o projeto. “Este projeto foi criado para gerar novos autores em Belo Horizonte. Este objetivo é que nos norteia e nos motiva a existir acima de tudo. Já realizamos o projeto duas vezes com o incentivo da Lei Municipal de Cultura e, mesmo sem apoio, isso não nos impediu de seguir publicando novas vozes da cidade. Este ano, lançaremos uma modalidade de apoio para quem se identifica com a nossa missão e quer contribuir para uma BH mais poética”, diz Lucia Maroca, outra sócia da Crivo.

As publicações serão lançadas em fevereiro/março em evento online, com presença das autoras e convidados, além da realização de oficina e sarau literário.

Sobre a Crivo Editorial:

Editar a cidade. Participar da vida pública de Belo Horizonte por meio de livros. Dar voz a autores nos cenários: artístico, político e social. Em 2012, a Crivo Editorial surge, pioneira, com o propósito de intervir na cidade: propondo trocas e a criação de um diálogo horizontal com os múltiplos e diversos universos presentes em BH. Deslocando-se da função de uma editora para a atividade de um Editorial, a Crivo acredita na transformação da cidade, por meio da palavra e da escrita. Atualmente, a Crivo Editorial possui aproximadamente 120 publicações. Movimenta-se no sentido de tornar-se um editorial e reafirma a sua ideia de não somente editar livros, mas coparticipar do processo de “edição da cidade”.

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.