Notícias

Conservatório UFMG inaugura a exposição ‘Taquicardias’, coletânea de poemas lançada nos anos 80

Nesta terça-feira, 29 de novembro, será aberta, no Conservatório UFMG, a exposição Poemas em cartaz: três décadas de 'Taquicardias', que reúne textos de 23 autores em atividade em Belo Horizonte nos anos 1980. A mostra, que integra o Festival O que é um livro? – resistências, poderá ser visitada até o dia 12 de dezembro. O Conservatório UFMG está localizado na Avenida Afonso Pena, 1.534, Centro.

A mostra reúne poemas da antologia poética Taquicardias, ampliados para o formato A3 e acompanhados de ilustrações do artista capixaba Samuel Guimarães. “A maioria dos poemas reflete tendência marcante à época: textos curtos, por vezes se aproximando do haicai, tom coloquial, toques de humor, sem faltar a essa poesia um apelo constante à consciência", resume o jornalista Roberto B. de Carvalho, editor da obra e curador da exposição. A coletânea foi lançada pelas Edições Dubolso, em 1985, com programação visual de Sebastião Nunes e capa de Paulo Henrique Amaral.

Estarão em exposição escritos de Alícia Duarte Penna, Álvaro Andrade Garcia, César Perillo, Delfim Afonso Jr., Eliane Faccion, Gilbert Lemos Gouveia, Graça Simões, João Batista, Jorge João Paulo Gonçalves da Costa, José Américo Miranda, Judith Azevedo, Luci Soalheiro, Luís André Prado, Marcus Bacamarte, Marcus Vinícius de Faria, Nilson Penha, Paulo Henrique Amaral, Raimundo Carvalho, Rita Espeschit, Roberto B. de Carvalho, Sônia Queiroz, Sylvio Túlio Peixoto e Thais Guimarães.

O Festival O que é um livro? – resistências (https://www.ufmg.br/online/arquivos/046008.shtml)  ocorrerá nos dias 28, 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro,  também no Conservatório UFMG.

O objetivo do festival é estabelecer diálogo entre estudantes, poetas, editores independentes, artistas gráficos, divulgadores, intelectuais e organizadores de feiras sobre as práticas editoriais e suas relações teóricas e comerciais.

Iniciativa do Laboratório de Edição da Faculdade de Letras  da UFMG, o evento A programação inclui exposições, lançamentos de livros, feiras, saraus, oficinas, debates, bate-papos acerca da questão “O que é um livro?”, ponto de partida das discussões que serão travadas sobre a pluralidade de edições, formas e funções que o livro assume na atualidade.

 

Foto: Paulo Henrique Amaral 

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.