Notícias

Ana Elisa Ribeiro lança livro e conversa sobre ensinar a escrever no Memorial Vale

É possível ensinar a escrever? Esta será uma das reflexões que a escritora Ana Elisa Ribeiro vai apresentar no Memorial Minas Gerais Vale, encerrando as atividades de 2018 do Projeto Ideografias, realizado em parceria com o curso Processos Criativos em Palavra e Imagem do IEC PUC Minas. Autora de mais de vintes livros técnicos e literários, Ana Elisa tomará por base a sua vasta experiência como escritora e professora de redação em duas décadas de oficinas, palestras e aulas. “Especialmente quando se trata da escrita considerada criativa, como ensinar a escrever e como ensinar a “criar”? Que desaprendizagens devem ocorrer para que nos tornemos escritores? O que é escrever hoje? Que objetos fazem circular a escrita literária no sistema de mídias atual? Por que há tantas pessoas escrevendo atualmente? Ser um autor não se resume ao simplesmente escrever. É preciso sair da famigerada torre de marfim e dialogar com leitores e outros autores. São algumas das questões que vou abordar nessa conversa”, explica a autora. Ao final do evento, ela conversarácom o público sobre essa temática e lançará o livro “Livro: edição e tecnologia no Século XXI” (Editora Moinhos). O evento seráno dia 1º de dezembro, sábado, às 10h30, com entrada gratuita, com retirada das senhas uma hora antes do evento. O Memorial Vale fica na Praça da Liberdade, 640, esquina com Gonçalves Dias, em Belo Horizonte.

Sobre o lançamento

“Livro: edição e tecnologia no Século XXI” Ana Elisa Ribeiro dá a oportunidade do leitor pensar sobre como fazer um livro e a sua edição, deixando emergirem a curiosidade e a partilha. A despeito de uma expressão que separa pensar e fazer, há o movimento em mão dupla: fazer pensando, pensar fazendo, atuar na interação entre prática e teoria, ouvir e propor. O livro é uma iniciativa da editora Moinhos que resultou na coleção Pensar Edição. O objetivo é, em uma parceria intensa entre editoras, editores, profissionais e pensadores/as, publicar obras que constituam uma bibliografia voltada aos leitores, profissionais e/ou pesquisadores, interessados na área.

Sobre o projeto ideografias

É uma parceria do curso de pós-graduação lato sensu Processos Criativos em Palavra e Imagem do IEC PUC Minas com o Memorial Minas Gerais Vale. Mensalmente, um artista ou realizador contemporâneo é convidado a refletir sobre seu processo criativo, suas principais motivações criativas, temas, diálogos e interações múltiplas para a criação de sua obra. A escolha dos convidados contempla, ao longo do ano, linguagens artísticas diversas, quais sejam: arte urbana, fotografia, literatura, performance, artes visuais, teatro etc. Os encontros acontecem no Memorial Minas Vale, aos sábados, e são abertos ao público em geral, contando com a presença também dos estudantes da pós-graduação. A curadoria é das professoras Renata Alencar e Tailze Melo, coordenadoras do curso Processos Criativos, que também mediam o debate ao final de cada evento.

Ana Elisa Ribeiro

Entre os trabalhos mais recentes de Ana Elisa Ribeiro estão “Álbum” (Relicário Edições, 2018), “Escrever, hoje: palavra, imagem e tecnologias” (Parábola Editorial, 2018) e “Renascença” (Conceito, 2018). Ana Elisa é doutora em Linguística Aplicada pela UFMG, professora e pesquisadora do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), onde atua na graduação em Letras (Tecnologias da Edição) e no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens.

Foto: Adamo Alighieri

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.