Notícias

Novos ares na música instrumental brasileira

Rafael Pansica encerrará a temporada de shows dos vencedores do 16º Prêmio BDMG Instrumental com a participação especial de Bebê Kramer e fará uma homenagem a Hermeto Pascoal

 

Rafael Pansica é o último dos quatro vencedores do 16º Prêmio BDMG Instrumental a participar da temporada de shows da premiação. Dia7 de dezembro, o compositor, arranjador e violonista apresentará sua produção autoral acompanhado por seu convidado especial, Bebê Kramer, no Teatro I, do CCBB-BH, às 20h. O acesso será gratuito.

Rafael vai interpretar composições autorais premiadas e obras de Hermeto Pascoal. “O Hermeto comemorou 80 anos. Pensei em fazer uma homenagem a ele, então eu dividi o repertório do show entre composições autorais e também deste músico que é uma das maiores influências da minha música e carreira”, explica o violonista.

Para acompanhá-lo nessa homenagem, o convidado especial da noite será Bebê Kramer, considerado uma das principais revelações da música instrumental no país, reconhecido no Brasil e no exterior. O acordeonista compartilha seu trabalho com nomes como Yamandu Costa, Carlos Malta, Toninho Horta, Hamilton de Holanda e Hermeto Pascoal. Kramer é gaúcho e incorporou a música sulista à efervescência da gafieira. Há anos morando no Rio de Janeiro, desenvolveu esse diálogo entre as suas raízes e este gênero musical. 

O músico e compositor Rafael Pansica apresentará também a sua versão para Lamentos, de Pixinguinha. O arranjo foi consagrado como o melhor da premiação, escolhido por uma comissão julgadora formada pelos músicos André Mehmari, Daniela Spielmann, Flávio Henrique, Maria Inês Guimarães, Marcello Gonçalves e Rodolfo Stroetter; pelos jornalistas Cinthya Oliveira, Daniel Barbosa e Eduardo Girão; e pelos representantes do Sesc Pinheiros, Suamit Marques Barreiro e Wagner Dini de Castro.

 

XVI Prêmio BDMG Instrumental

Há 16 anos, o BDMG Cultural realiza o Prêmio BDMG Instrumental. A cada nova edição são revelados talentos da música instrumental mineira, que têm a oportunidade de apresentar trabalhos autorais nas séries de shows dos vencedores da premiação. Durante essa trajetória, a premiação conta há mais de 10 anos com um parceiro imprescindível para a divulgação e o fomento da música instrumental em nosso país, o Sesc SP, por meio do programa Instrumental Sesc Brasil. 

Selecionados por uma comissão julgadora formada por músicos, compositores e jornalistas consagrados, os compositores e instrumentistas Bernardo Rodrigues, Felipe Vilas Boas, Marcos Ruffato e Rafael Pansica foram os vencedores desta 16ª edição da premiação

Conheça mais sobre Rafael Pansica, um dos vencedores do 16º Prêmio BDMG Instrumental

O compositor, arranjador e violonista Rafael Pansica nasceu em São Paulo. Na capital paulista, fez aulas com ‘Didi’ Mareschi, no Conservatório Paes de Barros. Em terras mineiras, estudou contrabaixo acústico na Fundação de Educação Artística – FEA, com Hector Manuel, e participou de workshops com professores como Maurício Carrilho e Lula Galvão. Rafael também atua como produtor musical, além de lecionar violão e contrabaixo.

 

BDMG Cultural

O BDMG Cultural é um instituto que há 27 anos realiza ações na área da música, das artes visuais, do audiovisual e das artes cênicas. Braço cultural do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais, a instituição acredita que a cultura faz parte do desenvolvimento e está diretamente ligada a qualidade de vida. Suas ações culturais abrem espaço para jovens, novos e consagrados artistas. A galeria de arte promove exposições abertas à visitação diariamente, de 10h às 18h, inclusive aos finais de semana e feriados. A instituição faz parte do Circuito Liberdade, corredor cultural localizado em uma histórica área da capital mineira e composto por 16 equipamentos, entre museus e centros culturais.

 

Foto: Élcio Paraíso

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.