Notícias

Estúdio Poeira oferece oficinas de animação para crianças, jovens e adultos

Referência no ensino de animação e presente no mercado de Belo Horizonte desde 1999, a produtora trabalha com cinco modalidades de atividades e tem estrutura necessária para promoção das oficinas

Desenhos ganham vida, sonhos adquirem forma. Essas são as maneiras mais fáceis de se entender a animação. Por meio desse recurso, que pode envolver todos os segmentos da arte, é possível transformar a imaginação em realidade. Afinal, não há nada mais satisfatório do que observar a alegria de uma pessoa ao ver seus traços, feitos em uma folha de papel, tomando vida.

Isso, inclusive, é o que motiva a Poeira Estúdio a desenvolver e ofertar oficinas de animação desde 2006. A OPA (Oficinas Poeiras de Animação) é um projeto da produtora que abarca uma série de atividades que envolvem a animação. Durante as oficinas, os alunos têm acesso a informações, técnicas e recursos que abrangem esse universo em aulas que envolvem tanto o ensino teórico quanto prático.

As oficinas promovidas pela Poeira Estúdio destinam-se a crianças, jovens e adultos e podem ser realizadas no local de preferência do cliente. Ao todo, cinco modalidades são oferecidas pela Poeira Estúdio, criadas para atender todos os tipos de demandas. São elas: Experiências Animadas, Luz… Câmera… Animação, Meu Primeiro Curta-Metragem, Escola Animada e Guia do Animador Iniciante.

A modalidade Experiências Animadas é aberta ao público, e cada aluno faz a sua animação e vê o resultado na hora. De rotatividade constante, o estudante aprende uma, entre diversas técnicas como brinquedos óticos, recortes, massinha e pixilation. Além disso, o laboratório animado pode ser instalado em qualquer local. Essa flexibilidade permite, inclusive, que várias oficinas sejam ofertadas simultaneamente no mesmo local.

Em Luz… Câmera… Animação, os alunos têm acesso a oficinas de curta duração nos diversos assuntos que compõem a animação, como sua história, técnicas de desenho, de criação de personagens, de modelagem, de stop-motion e de filmes com Lego. Durante as aulas, os participantes recebem noções teóricas e fazem atividades práticas que envolvem animação.

A oficina Meu Primeiro Curta-Metragem oferece informações para que os participantes aprendam tudo o que é necessário para criar histórias e produzirem seus próprios filmes. Os alunos têm oportunidade de experimentarem diversas técnicas, como desenho animado e a animação stop-motion. Ainda ficam por dentro das funções de um set de filmagens e de todas as etapas de produção de um filme de curta-metragem.

Na oficina Escola Animada, os alunos são convidados a explorar da melhor forma possível um universo do qual já estão habituados: o da tecnologia. Unindo educação e recursos tecnológicos,  esta oficina propõe o estudo, a prática e o estímulo à produção da animação dentro da escola, uma vez que essa ferramenta é altamente interdisciplinar e pode ser uma poderosa aliada na aprendizagem. Durante o módulo, os participantes conhecem a história, diferentes técnicas e todo o processo da animação e descobrem uma série de atividades que podem ser utilizadas em salas de aula.

Na oficina Guia do Animador Iniciante, os alunos têm um conhecimento mais aprofundado sobre o universo da animação. Por isso, os estudantes podem escolher os tópicos que tenham mais interesse em aprender ou optar por algum dos nossos programas de estudo. As aulas podem ser individuais ou em pequenos grupos e são realizadas no estúdio da Poeira ou em um local de escolha do próprio aluno.

Para que o ensino fique ainda mais acessível, todos os materiais utilizados nas oficinas são simples e de fácil acesso. Ferramentas como celulares, webcam, softwares gratuitos, lápis de colorir, massinha de modelar e até brinquedos óticos compõe o laboratório animado da OPA. Além disso, não há pré-requisito para participar das oficinas. Ou seja, não é preciso saber desenhar nem saber dominar um software para participar das atividades.

Também é importante destacar que, durante as oficinas, os alunos desenvolvem diversas habilidades, como a criatividade, a coordenação motora, a sociabilidade e a concentração. São diários os relatos de pais e responsáveis sobre a melhoria dos participantes. Afinal, a nossa missão é projetar emoções por meio da imaginação.

Quem é a Poeira Estúdio?

Referência no mercado belo-horizontino de ensino livre de animação e sendo uma das mais tradicionais da capital, a Poeira Estúdio surgiu em 1999, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), para suprir uma demanda no mercado da cidade, já que a animação era ainda pouco explorada na capital. Já naquela época, o estúdio destacou-se pela produção de diversos curtas-metragens de animação.

Ao longo do tempo, o trabalho da Poeira Estúdio foi modificando graças ao aperfeiçoamento contínuo e comprometimento com resultados dos clientes e institucionais. Atualmente, o foco da Estúdio Poeira é a oferta de oficinas de animação, além de trabalhos de ilustração e animação, que envolvem projetos comerciais, institucionais e culturais.

Estão à frente do estúdio o casal Ricardo Poeira, bacharel em Belas Artes com habilitação em Cinema de Animação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e Débora Mini, graduada em Cinema de Animação e Artes Digitais pela UFMG, responsáveis por todo o funcionamento da Poeira Estúdio.

Dentre os principais clientes da Poeira Estúdio estão escolas, ONGs e empresas privadas.  Instituições como o Sesc, o SESI, a UFMG, a Cemig, a Fiat e Cruzeiro Esporte Clube já desenvolveram trabalhos com a Poeira.

A animação, segundo Ricardo, despertou-lhe interesse ainda na infância. “Quando era mais novo, assisti uma palestra na escola e descobri que alguns filmes eram feitos de pequenos bonequinhos animados. Fiquei encantado por esse universo, mas nunca imaginei atuar neste mercado. Então, quando adulto, ao pesquisar o curso de Belas Artes, descobri a habilitação em Cinema de Animação e tive certeza que queria aquilo como profissão”, pontua.

Débora também apaixonou-se pela animação ainda na infância. “Sempre tive muito contato com desenho animado. Como gostava muito do universo da fantasia, comecei a desenhar e criar. Quando descobri o curso de Cinema de Animação, soube que, com ele, poderia trabalhar com aquilo que amo fazer e continuar me aventurando neste universo”, afirma.

Por quê Poeira?

"Gosto de proclamar que minha arte é uma tentativa de reabilitar valores desacreditados. É assim que esses elementos, que à força de serem tão comuns se vêem habitualmente, por isso mesmo, subtraídos aos olhares, me despertam mais curiosidades que todos os outros. As vozes da poeira, a alma da poeira me interessam muito mais que a flor, a árvore ou o cavalo, pois sinto que são mais estranhas. A poeira é um ser tão diferente de nós. E já essa ausência de forma definida... há quem gostaria de transformar-se em árvore, mas transformar-se em poeira, em algum ser assim contínuo, seria mais tentador. Que experiência! Que informação!", Jean Dubuffet, “Empreintes”, 1957

A poeira não tem forma definida e pode ser encontrada em qualquer lugar que menos se imagine. Ela pode ser fruto de diversos materiais, e, ao mesmo tempo, ser fragmento de um único produto. Ainda assim, não se pode definir, a olho nu, de onde é que a poeira é originária. Sendo assim, ela pode ser o que quer que se imagine dela.

Inspirado na forma poética com que Jean Dubuffet enxergava a poeira e nas muitas possibilidades desses muitos fragmentos é que foi escolhido o nome para o estúdio. “Também tenho uma relação pessoal com a poeira. Quando era criança e passava as férias na fazenda do meu avô, no interior de Minas, logo de manhã o gado pisava no chão de terra e fazia poeira levantar. Quando a luz do sol batia na poeira, criava formas na parede da casa e minha tia inventava histórias que ela chamava de cineminha. Era a poeira projetada. Era meu primeiro contato com esta arte”, conta Ricardo.

Assim também surgiu o Poe, mascote da Poeira Estúdio. A pequena criatura pode ser o que quer que se imagine dela. Ele representa todos aqueles seres que estão presentes apenas no mundo da imaginação. Afinal, é esse também o objetivo da Poeira Estúdio: estimular a imaginação até que ela encontre aquilo que ainda nem existe.

Poeira Estúdio

Telefone: (31) 99212-7327 - Ricardo Poeira

E-mail: [email protected]

Site: www.poeira.com.br

Instagram: @PoeiraEstudio

Facebook.com/PoeiraEstudio

Youtube.com/PoeiraEstudios

Foto: Poeira Estúdio

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.