Notícias

Atrações do ‘Sesc Fomenta Cultura’ na programação da 27ª Feira Nacional de Artesanato

A 27ª Feira Nacional de Artesanato, que em 2016 será realizada de 7 a 11 de dezembro, no Expominas (av. Amazonas, 6200, Gameleira), na capital, terá atrações especiais nesta edição. O Sesc, que é parceiro cultural da iniciativa, realizará alguns de seus principais projetos relacionados a área musical na programação oficial do evento. O público poderá conferir edições do Sesc Causos e Violas das Gerais e do Sesc Chorinho e Samba na Praça. As atrações começam no sábado (10/12), às 14h, com um show do Duo Finlândia, pelo Sesc Chorinho e Samba na Praça. Na sequência, às 16h, Fabrício Conde Trio se apresentam pelo Sesc Causos e Violas das Gerais. 

No dia seguinte (11/12), outras duas atrações. O grupo Moda de Rock e o músico Chico Lobo, às 13h e às 15h, respectivamente, também como atrações do Sesc Causos e Violas das Gerais. O ingresso para a Feira custa R$ 10.

Os artistas escalados para essa atração foram selecionados por meio do Sesc Fomenta Cultura, projeto que está em seu primeiro ano e foi criado com o objetivo de incentivar profissionais que tenham atuação não só na área de música, como também de outras importantes vertentes culturais.

As atrações programadas para a 27ª Feira Nacional de Artesanato refletem parte da diversidade curatorial do Sesc Fomenta Cultura. O Duo Finlândia, por exemplo, formado por um brasileiro, Raphael Evangelista, e um argentino, Mauricio Candussi, usa elementos da música tradicional latino-americana, especialmente dos seus países de origem, misturados a sons contemporâneos. 

Já o músico Fabrício Conde é um artista em busca do diálogo entre a tradição da viola e suas leituras contemporâneas. No show Samba de viola, ele traz um repertório que explora a relação entre as culturas populares do Brasil e de Minas, com as tradições de países da América do Sul, como Argentina, Chile, Venezuela e Peru.

Outro destaque do Sesc Fomenta Cultura é o grupo Moda de Rock, com uma atuação dedicada a transportar clássicos do rock para a linguagem da viola caipira. A proposta dos músicos Ricardo Vignini e Zé Helder é mostrar a potencialidade do instrumento e revisitar trilhas sonoras que marcaram épocas. Por sua vez, o músico Chico Lobo apresenta um repertório que valoriza o cancioneiro popular ligado à temática natalina, com os tradicionais cantos ligados à Folia de Reis (cantos de caminhada, de chegada, de adoração, de despedida, etc.).

 

SAIBA MAIS SOBRE O ‘SESC CAUSOS E VIOLAS DAS GERAIS’

É um projeto de valorização de duas tradições da cultura mineira: o contador de causos e a música de viola. Essas figuras representam, historicamente, uma das mais importantes vertentes da cultura popular do estado. Desde 2003, o projeto percorre Minas Gerais apresentando uma programação cuidadosamente desenvolvida pelos analistas do Sesc, amparados por toda a infraestrutura técnica necessária.

 

SAIBA MAIS SOBRE O ‘SESC CHORINHO E SAMBA NA PRAÇA’

Lançada em 2012, a iniciativa vem fomentando a cena artística desses segmentos musicais e apresentando um amplo panorama da história e das produções atuais nos gêneros “samba” e “choro”. O principal objetivo é incentivar o trabalho de novos artistas, com participação também de nomes consagrados, promovendo o intercâmbio e a troca de experiências. O repertório das bandas contempla os formatos canção e instrumental. 


SOBRE O 'SESC FOMENTA CULTURA'

Com o objetivo de incentivar profissionais que tenham atuação nas áreas de música, cinema, contação de histórias e artes visuais, a curadoria do Sesc selecionou, no início de 2016, artistas para a execução de projetos culturais no decorrer deste ano. Esse é o Sesc Fomenta Cultura, projeto que está em sua primeira edição e que representa um aprimoramento nos processos curatoriais da instituição.

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.