Notícias

Ensaio de mentira ou o último ensaio para dizer a verdade Oficinão Galpão Cine Horto 2013

O Galpão Cine Horto, centro cultural do Grupo Galpão, apresenta, a partir do dia 06 de dezembro, o resultado da décima sexta edição do projeto Oficinão. Sob direção deChico Pelúcio e Lydia Del Picchia, o espetáculo ENSAIO DE MENTIRA ou o último ensaio para dizer a verdade realiza temporada de estreia até o dia 22 de dezembro. No início de 2014, o espetáculo volta a ocupar o Teatro Wanda Fernandes, integrando a programação do Verão Arte Contemporânea, entre os dias 23 de janeiro e 16 de fevereiro.

 

Mais antigo projeto da casa e origem de todos os outros, o Oficinão preparou para este ano de 2013 uma edição mais que especial. Neste momento em que o Galpão Cine Horto celebra seus 15 anos com uma programação comemorativa, o projeto convidou antigos parceiros para um novo encontro. Remontando às suas primeiras edições, quando as montagens foram coordenadas por integrantes do Grupo Galpão, a edição deste ano convidou os atores e diretores Chico Pelúcio e Lydia Del Picchia para assumirem a coordenação. Chico Pelúcio assinou a direção dos espetáculos “Noite de Reis” (1998) e “O Homem que Não Dava Seta” (2002), e dividiu a direção de “In Memoriam” (2004) com Julio Maciel e Lydia Del Picchia, que também foi assistente de direção na montagem de “A Vida é Sonho” (2003). Além do retorno de integrantes do Grupo Galpão à equipe artística do projeto, o elenco de ENSAIO DE MENTIRA reúne apenas atores que já participaram de alguma das edições anteriores do Oficinão.

 

O projeto Oficinão é uma realização do Galpão Cine Horto, centro cultural do Grupo Galpão, com patrocínio do Ministério da Cultura, Governo de Minas, Cemig, Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais e Usiminas, apoio cultural do Instituto Unimed-BH, Instituto Cultural Usiminas e Cenibra, por meio da Lei Estadual de Minas Gerais de Incentivo à Cultura e Lei Federal de Incentivo à Cultura.

 

ENSAIO DE MENTIRA ou o último ensaio para dizer a verdade

Reunindo em seu elenco e equipe apenas pessoas que já participaram de edições anteriores do projeto, o espetáculo ENSAIO DE MENTIRA ou o último ensaio para dizer a verdade é, antes de tudo, uma celebração à vida e a arte. Com dramaturgia de Assis Benevenuto e Vinícius Souza e sob direção de Chico Pelúcio e Lydia Del Picchia, que voltam a conduzir uma edição deste projeto, a montagem marca também o reencontro com o dramaturgo Luis Alberto de Abreu, que presta colaboração dramatúrgica para o espetáculo. Abreu já havia participado da décima edição do projeto, assinando a dramaturgia de Lúdico Circo da Memória (Oficinão 2007).

 

ENSAIO DE MENTIRA nasce do desejo de se investigar as relações entre vida e arte, criadores e criaturas, realidade e ficção. O processo de criação priorizou um mergulho em temas importantes e urgentes para cada um de seus integrantes. O que move o artista? O que move o indivíduo enquanto artista? O que queremos dizer? Como e a quem queremos dizer? Em cena, o último ensaio de um cabaré decadente, antes da chegada do público. Questões íntimas e pessoais de cada personagem os fazem continuar ali, se apresentando nesse show e resistindo às intempéries deste ambiente. Verdades e mentiras permeiam o discurso de cada um, numa fusão entre as vozes do indivíduo e do personagem. A ausência de coxias no palco e a cenografia aparentemente inacabada desmascaram os bastidores desse ensaio e tornam ainda mais tênue a linha que distingue o que é encenação e o que é real. As imagens projetadas são resultado de uma câmera que tenta multiplicar a simultaneidade dos acontecimentos e informações, próprios dos dias atuais. Já não sabemos se é um simples making off ou um Big Brother. Colorindo essa aparente precariedade e indefinição, a música executada e cantada ao vivo pelos atores, emoldura os números do cabaré, alentando as dores e alegrias dos personagens.

 

Em junho, deu-se início ao processo de criação deste espetáculo, um encontro onde fora proposto começar do zero, de uma folha em branco. A partir de desejos individuais dos atores, de provocações da direção, dramaturgia e colaboradores, cenas foram sendo erguidas e, jogando com improvisações, desejos e caminhos foram revelados, objetivando, principalmente, extrair deste encontro de seres humanos a direção que melhor os representasse.

 

Assim, o espetáculo traz consigo profundas marcas de uma experiência real do processo, que de tão forte contaminou de forma decisiva seu resultado na ficção. Selecionado para integrar esse elenco, o ator José Maria Mendes faleceu durante o processo de montagem, aos 75 anos. Esse encontro deixou marcas que interferiram incisivamente nos rumos da criação  do espetáculo que, direta ou indiretamente, abriga a presença deste “jovem” ator entre nós.

 

O espetáculo ENSAIO DE MENTIRA ou o último ensaio para dizer a verdade realiza temporada de estreia no Galpão Cine Horto, entre os dias 06 e 22 de dezembro. No início de 2014, a montagem retoma as apresentações na programação do Verão Arte Contemporânea, entre os dias 23 de janeiro e 16 de fevereiro.

 

Sinopse

Nove atores em cena tentando contar histórias que traduzam o que eles realmente querem dizer, num jogo de verdades e mentiras, realidade e ficção. O ensaio de um cabaré é o pretexto para o encontro desses personagens em busca de algum sentido para suas vidas. O importante é que queremos nos expressar. É isso! Expressar! Não queremos apenas passar, passar… ah, passou.

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.