Notícias

Coral Infantojuvenil do Cefart e Coral Lírico de Minas Gerais apresentam edição especial do SARAU LÍRICO

A Fundação Clóvis Salgado promove, por meio do Coral Lírico de Minas Gerais e do Coral Infantojuvenil do Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart, uma edição especial da série gratuita Sarau Lírico. No dia 3 de dezembro, os corais se apresentam no Hall de Entrada do Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, com a regência de Lara Tanaka, acompanhamento de Fred Natalino, e participação especial do regente André Brant. O Coral Lírico apresentará um repertório com obras de Georg Friedrich Händel, Mark Hayes e Moses Hogan. Posteriormente, André Brant irá reger o Coral Infantojuvenil, que interpretará canções natalinas. Esse evento possui correalização da Appa – Arte e Cultura.

A apresentação contará com duas coletâneas de temas sobre o Natal: a primeira, arranjada pelo pianista e compositor Fred Natalino, orquestra em medley várias canções típicas desta época do ano. Nesse arranjo, são homenageados os compositores Georg Friedrich Händel, Irving Berlin, Leroy Anderson e Piotr Ilitch Tchaikovsky. A segunda, com arranjo de Marcelo Ramos, une o Coral Lírico e o Coral Infantojuvenil em uma emocionante “Suíte Natalina”.

A apresentação também trará o melhor do Negro Spiritual: canções que surgiram entre os negros escravos norte-americanos do século XIX. Banhado de um contexto espiritual, o estilo apresentava uma função também política, com a inserção de códigos e expressões que mostravam aos escravos caminhos para a sua fuga.

Coral Lírico de Minas Gerais – O Coral Lírico de Minas Gerais (CLMG) é um dos raros grupos corais que possui programação artística permanente e interpreta repertório diversificado, incluindo motetos, óperas, oratórios e concertos sinfônico-corais. Sua atual Regente titular é Lara Tanaka. Participa da política de difusão do canto lírico promovida pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado, a partir da realização dos projetos Concertos no Parque, Lírico Sacro, Sarau ao Meio-dia, Lírico em Concerto, além de integrar as temporadas de óperas realizadas pela FCS. O objetivo desse trabalho é fazer com que o público posso conhecer e fruir a música coral de qualidade. Também os concertos que o Grupo realiza em cidades do interior de Minas e capitais brasileiras contribuem para a democratização do acesso do público ao canto coral. As apresentações têm entrada gratuita ou preços populares. Já estiveram à frente do Coral Lírico de Minas Gerais os maestros Luiz Aguiar, Marcos Thadeu, Carlos Alberto Pinto Fonseca, Ângela Pinto Coelho, Eliane Fajioli, Silvio Viegas, Charles Roussin, Afrânio Lacerda, Márcio Miranda Pontes e Lincoln Andrade. Criado em 1979, o Coral Lírico de Minas Gerais, um dos corpos artísticos da Fundação Clóvis Salgado, tornou-se Patrimônio do Estado em 2018 e este ano comemora 40 anos.

Coral Infantojuvenil – Regido pelo Maestro André Brant e criado na década de 80, o Coral Infantojuvenil do CEFART constitui-se como uma importante ação de estímulo à formação de jovens cantores. Voltado para a divulgação do canto coral, o grupo apresenta um repertório de obras representativas de diversas fases da história da música vocal, da renascença ao moderno, da música erudita à música folclórica e popular, em vários idiomas e estilos. Além de realizar apresentações em espaços públicos de Belo Horizonte e cidades do interior do estado, o Coral atua em concertos com a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e em montagens com os corpos artísticos da Fundação Clóvis Salgado, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e o Coral Lírico de Minas Gerais. O Coral Infantojuvenil do CEFART é formado por jovens cantores com faixa etária entre oito e 16 anos.

Lara Tanaka – Nascida em Belo Horizonte, Lara Tanaka estudou piano no Conservatório Mineiro de Música e Regência da Escola de Música, instituições da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estudou com Sérgio Magnani, Roberto Tibiriçá, Cláudio Ribeiro, Per Brevig (EUA), Mogens Dahl (Dinamarca) e Nelson Niremberg (EUA). Em 2000 regeu a ópera Le Nozze di Fígaro, de W. A. Mozart, com a Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFMG. Ministrou aulas de Regência no 33º Festival de Inverno da UFMG e, em 2001, dirigiu a oficina de coral infantil no Festival Nacional de Música de Câmara na Paraíba. Em 2003 gravou o CD Villa-Lobos e os Brinquedos de Roda, com Coral Infanto-juvenil Palácio das Artes e o Grupo de Percussão da UFMG. A obra foi finalista do Prêmio TIM da Música de 2004, na categoria de melhor CD Infantil. Em 2007 trabalhou na direção vocal do CD “Os Cocos”, também finalista do Prêmio TIM da música de 2007 nas categorias de melhor CD regional e melhor grupo regional. Atua como cravista continuísta em diversos grupos de música antiga e com as orquestras da Musicoop, Orquestra da Universidade Federal de Ouro Preto e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. De 2008 a 2012 atuou como cravista na Oficina de Música de Curitiba. Em 2013 foi pianista do Coral ARS Nova da Universidade Federal de Minas Gerais. Foi regente titular do Coral Infanto-juvenil Palácio das Artes de 2001 a 2015. Atualmente é a regente titular do Coral Lírico de Minas Gerais.

Fred Natalino – Pianista e arranjador. Mestre em Música pela UFMG (2015) e graduado em piano pela mesma instituição (2009), é também formado no curso técnico em piano pelo Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro (2004). No Centro de Formação Artística da Fundação Clóvis Salgado (CEFAR) foi professor de Percepção Musical e pianista ensaiador dos cursos básico e profissionalizante de dança, além da Big Band Palácio das Artes e do Coral Infantojuvenil Palácio das Artes. Integra a Happy Feet Jazz Band e é pianista do Coral Lírico de Minas Gerais. Participa regularmente como arranjador e pianista da série de concertos Sinfônica Pop, da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais.

Foto:Paulo Lacerda

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.