Notícias

A 23ª edição da Feira Nacional de Artesanato

Durante o evento compareceram cerca de 150 compradores internacionais, os quais compraram cerca de US$ 1 milhão no local e deverão gerar outros US$ 25 milhões nos próximos 12 meses. Dentre os compradores, 23 deles vieram através do Projeto Comprador, uma parceria do Instituto Centro Cape com a APEX - Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e Abexa (Associação Brasileira de Exportação de Artesanato). Vieram lojistas dos Canadá, Estados Unidos, Holanda, Alemanha, França, Índia, Polônia, Peru e Inglaterra.

 

Um termômetro com relação ao volume de negócios realizados pelos expositores foi a abertura da comercialização dos estandes para a 24ª Feira Nacional de Artesanato, que acontecerá entre os dias 03 e 08 de dezembro de 2013. Durante o evento foram postos à venda 611 estandes para a próxima edição e, destes, mais de 50% já foram comercializados. De acordo com Tânia Machado, os artesãos aprovaram a mudança no período de realização do evento e vão começar a se preparar, com volume e diversidade de produtos, para a edição de 2013, afirmou.

 

Pelo quarto ano consecutivo a Feira Nacional de Artesanato realizou o projeto Carbono Neutro, que consiste em equilibrar por todo o monóxido de carbono emitido durante o evento. Neste ano, para compensar a emissão dos gases do efeito estufa, a compensação foi equivalente ao plantio de 150 árvores. Desde a 14ª edição a Feira Nacional de Artesanato realiza o programa Resíduo Zero, que tem como meta reciclar todos os materiais que foram produzidos durante o evento e que podem ser reutilizados em algum ponto da cadeia produtiva artesanal, transformando-os em novos produtos.

 

Alguns artesãos já começaram a se inscrever, para terem os produtos avaliados, com o objetivo de participar do projeto Meu Primeiro Evento. Esta área, que é subsidiada, concentra cerca de 100 estandes e é dedicada aos artesãos que nunca participaram de um evento do setor e precisam de algum estímulo para conhecer o mercado e avaliar a receptividade dos produtos junto ao consumidor.

 

 

Neste ano passaram pelos pavilhões do Centro de Exposições George Norman Kutova (Expominas) cerca de 175 mil pessoas nos seis dias de evento. Este volume de público foi cerca de 5% maior em comparação com o ano anterior. Os lojistas compareceram em peso ao evento. Apenas no primeiro dia foram cerca de 6 mil lojistas e nos dias seguintes, o volume ultrapassou a expectativa dos 10 mil.

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.