Notícias

Descontorno Cultural Programação Completa CCVN


No próximo dia 07 de dezembro todos os Centro Culturais da FMC estarão promovendo o Descontorno cultural, uma programação com diversas atividades na intenção ampliar a divulgar destes espaços culturais da FMC/PBH.A Abertura esta prevista para às 14h com a presença do Presidente da FMC e possivelmente do Prefeito.
Uma de nossa atividades para este dia será a abertura de uma video instalação de uma oficina que ocorrerá no dia 04/12 a partir das 9h aqui no CCVN. Esta oficina busca resgatar as lembranças e memórias da Quinta dos Bem-te-vis antiga "Chácara do Tião", onde hoje está o Centro Cultural Venda Nova.
 
 
 
Segue algumas informações caso seja necessárias:
Sobre o Josélio Teixeira

 

Josélio sempre foi um importante parceiro do Centro Cultural Venda Nova, morador dos entornos desde antes de sua inauguração do Centro Cultural, e também faz parte da memoria e historia deste lugar. Juntamente com a Rede CATITU desenvolveu alguns trabalhos como projeto CAVUC, que Orealizou a identificação de mestres da cultura popular na região de Venda Nova. Além de mais recentemente e grande contribuição para a inauguração do Centro de Referência da Memória de Venda Nova, local de gestão sob a responsabilidade do CCVN, como com a exposição/ vídeo instalação Casarão Azul e Branco/ Ontem, Hoje... , firmando a conquista do equipamento público. Sua carreira, com praticamente 20 anos de experiência como Video-Maker; Cinegrafista; Direção de Fotografia entre outras funções é traduzida na qualidade dos seus trabalhos.

 

Com um público alvo bastante expressivo na área do patrimônio cultural, o Centro Cultural Venda Nova é um cenário importante na realização de eventos que valorizam as expressões contidas nesta área importante da cultura.

 

A proposta de realização da Oficina / Vídeo instalação / Exposição Vídeo Maker e fotografo Josélio Teixeira, visa sensibilizar a comunidade para efetivaapropriação do espaço do CCVN, relembrando e reafirmando os laços por meio da memorias da antiga “Chácara do Tião” , como e conhecida pela maioria dos moradores do entorno, despertando o sentido de pertencimento. Registrar as memórias dos participantes desta oficina é uma forma de valorizar o sujeito, a comunidade e as referências culturais positivas, contribuindo com a autoestima e a construção da identidade sociocultural.

 

Sobre a oficina PercursosFotoSensíveis

Nesta oficina vamos falar sobre as imagens que vemos no nosso cotidiano e das relações que existem entre pintura, fotografia, cinema, vídeo/TV ao longo da história. A partir daí vamos tratar da história da cidade e “da sua história na cidade”, produziremos mapas e imagens fotográficas. A partir das fotografias tiradas pelos integrantes da oficina, que registrarão os caminhos e os lugares por eles percorridos, será feita uma gravação de áudio que descreva a percepção que os mesmos têm, desses lugares, imagens e memórias.

 

Como finalização, serão produzidos vídeos individuais que comporão um só vídeo: Os Mapas Narrados.

A memória trás o elemento afetivo para o exercício do viver. Pois ela está na rua, na praça, na padaria, em casa, no corpo e na mente das pessoas, portanto uma extensão do sujeito. Desenvolver no indivíduo o exercício da cidadania através da relação entre o sujeito e o espaço, com os elementos que integram a memória social e coletiva, e a leitura sensível dos lugares por ele praticados.

 

Registrar os caminhos e as memórias dos integrantes da oficina é uma forma de valorizar o sujeito, a comunidade e as referências culturais positivas, contribuindo com a auto-estima e a construção da identidade sócio-cultural.

“Uma leitura do espaço, através da lente da sensibilidade.” 

 

Centro Cultural Venda Nova

9h: Apresentação de Maculelê da Função Internacional de Capoeira Arte das Gerais – Professor Jabuti
10h: Coral Casa Voz
11h: Palco aberto – Música na Arena Praça Hip Hop, Vilania Fuza , Família 31 e convidados
14h: Videoinstalação PercursosFotoSensíveis, com JosélioTeixeira
14h: Aikido: Vivência em Aikido, com os professores Will Baldez e Júlia Baumgartz
14h: Oficina e construção de painel coletivo de mosaico, com Sabrina Damas
14h30: Oficina literária: Lê uma história pra mim, com Lucas Jones. Público livre.
15h: Brinquedos e brincadeiras: caça ao tesouro, com Andrea Aloízia Mendes e equipe do centro cultural
15h30: Oficina de Caricatura, com Ítalo Guilherme e Enídio Walter
16h: workshop de Capoeira Angola da FICA/BH (Fundação Internacional de Capoeira Angola), com Treinel Thiago Nascimento.
17h: Espetáculo teatral Manipularium, com o grupo Mupenda

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.