Notícias

Digas! Poesia falada convida o poeta Makely Ka

 

O Sesc Palladium recebe mais uma edição do Projeto Digas! Poesia Falada, em 11 de dezembro, às 19h30, no Teatro de Bolso Júlio Mackenzie do Sesc Palladium. O convidado desta edição é o poeta Makely Ka que apresenta o espetáculo Verborragia Mínima - Poesia Sonora. Na apresentação, ele transcende os limites da página em branco e da performance propondo ao leitor-ouvinte uma nova forma de percepção do poema, utilizando técnicas de vocalização poética de diversas épocas e escolas, como as vanguardas históricas do início do século (dada, surrealismo), dos beats, da trova occitana, da poesia concreta, do repente, rap e da poesia sonora. A entrada para a apresentação pode ser mediante a doação de 1kg de alimento ou R$10 (inteira). Os trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo têm 15% de desconto no valor da inteira.

 

Acompanhado de um DJ, durante a performance são manipulados samplers de som e imagem em tempo real, tocados como instrumentos eletrônicos, utilizando técnicas de djing e vjing, características das performances contemporâneas, aliando a criação poética à tecnologia e também instrumentos tradicionais, como harpa de boca, dedjeridoo, baglamas e vieiras.

 

A partir dessas bases, a palavra poética se insere como contraponto rítmico e melódico, aliada aos instrumentos executados ao vivo pelo artista, criando momentos de instabilidade e repouso, instaurando uma dança das palavras. A ideia é restabelecer, ainda que num âmbito bastante restrito, o vínculo primordial entre a poesia e a música, ou antes, entre a palavra falada e o canto, aquecido pelas novas possibilidades e desafios criados pelo uso criativo da tecnologia. A imagem e o som produzidos, além da performance ao vivo dos integrantes da Verborragia Mínima, resultam numa forma de imersão na poesia, numa evolução ou leitura do que se chamou Cinema Expandido.

 

Durante a apresentação, o público será orientado a ligar a câmera de seus aparelhos celulares e registrar livremente a performance. Depois será disponibilizado um endereço para o envio dos registros. Além de parceiro na construção do significado do trabalho, o público torna-se ator e parceiro na construção da forma do espetáculo proposto.

 

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.