Notícias

Mostra apresenta a trajetória de 20 anos do Programa Arena da Cultura

A Mostra 20 Anos: Diálogos com a Cidade levará apresentações artísticas e ações culturais a diversas regiões da cidade

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, promove a partir desta quarta-feira, dia 5 de dezembro, a “Mostra Arena 20 Anos: Diálogos com a Cidade”. O evento integra o processo de formação de alunos e alunas do ano de 2018 da Escola Livre de Artes – Arena da Cultura a partir dos cursos e oficinas realizados em 25 equipamentos públicos da capital. A Mostra também dialoga com duas décadas de construção permanente com a cidade e, em especial, com as pessoas que fazem parte dessa trajetória.

Serão 12 dias de atividades entre apresentações artísticas, rodas de conversa, mostras de processos, exposições, saraus, performances, mostras de vídeos e shows de trabalhos artísticos dos estudantes do projeto e artistas convidados. As apresentações acontecem em espaços públicos como Praça da Estação, Viaduto Santa Tereza, Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado, Núcleo de Formação e Criação Artística e Cultural, Funarte, Teatro Marília, Centros Culturais, além da Galeria Mama Cadela. A programação completa está disponível no site www.pbh.gov.br/mostraarena

A Mostra Arena se realiza em um momento em que se celebra o reconhecimento da Escola Livre de Artes e os novos investimentos realizados. Neste ano, a Escola recebeu o investimento de R$ 2 milhões, o que possibilitou a ampliação de 48% do número de cursos ofertados em relação a 2017. Foram abertas 1700 novas vagas, totalizando 5200 estudantes na Escola.

“A Mostra é um momento de grande comemoração em que se celebra o direito cultural e a relevância com que a formação cultural e artística é vista neste momento no município. A programação extensa e de grande qualidade é um reflexo do comprometimento com a democratização de acesso e valorização da dimensão cidadã da arte e da cultura. Em 2018, comemoramos os 20 anos do Arena, projeto que se mantém por todos esses anos construindo um processo de formação que hoje atinge as bordas da cidade e as pessoas que, por outros meios, não teriam acesso a essa oferta de cursos e oficinas”, afirma Bárbara Bof, diretora de Promoção dos Direitos Culturais: Acesso, Protagonismo e Formação, da Fundação Municipal de Cultura.

A ampliação da Escola Livre de Artes também se realiza com a expansão dos espaços em que as atividades são ofertadas, tendo como preocupação a necessidade de descentralizações das ações. Além do Núcleo de Formação e Criação Artística e Cultural, o Núcleo de Formação e Criação Artística e Cultural , a Escola Livre de Artes retomou em 2018 a oferta de atividades nos centros culturais municipais e em outros espaços da cidade, levando suas atividades para 25 equipamentos públicos.

Outro destaque é a atuação com a cultura da criança e da infância por meio dos Encontros de Brinquedos e Brincadeiras, destinados a faixas etárias que vão dos 4 aos 90 anos, possibilitando momentos lúdicos de interação social. Também foram contratados novos oficineiros, totalizando 63 profissionais. Foram investidos R$ 700 mil em novos equipamentos, o que qualifica o espaço e as ferramentas para a prática educacional.

Programação Mostra Arena: 20 Anos

Um dos destaques da programação é o espetáculo “Alice - Elogio ao Circo”, que acontece de 5 a 15 de dezembro, no Teatro Marília. A peça cênico-circense é inspirada no clássico “Alice no País das Maravilhas”, texto original de Lewis Carroll, mas que nesta versão circense busca inspiração e sustentação num olhar atual e contemporâneo com os percursos de vida de cada aluno artista.

A Jam Session Arena da Cultura acontece no dia 7, na sede do Núcleo de Formação e Criação Artística e Cultural (NUFAC). A atividade se configura como um espaço de improvisação proposto pela área de Dança em colaboração com a área de Música e abarca estudantes das demais áreas artísticas da escola. Seu principal objetivo é o exercício da escuta e da invenção, de modo a promover a convivência e a colaboração que geram diferentes possibilidades de criação e composição em tempo real.

No dia 14, haverá um cortejo com alunos das diversas áreas de atuação do Arena, que vai percorrer o caminho da Escola Livre de Artes, até o Viaduto Santa Tereza, onde ocorrem diversas atrações artísticas. O evento terá a participação do Boi Livre, formado por alunos e professores do Arena.

Outra atração de destaque é a mostra de compositoras, que acontece no dia 16, no Teatro Marília. O repertório apresentado será composto exclusivamente por músicas feitas por mulheres. O grupo de compositoras do Arena, o Grupo Vocal e o Arena Instrumental apresentam arranjos instrumentais e vocais de músicas de compositoras do Brasil e de outros países, mostrando a diversidade e riqueza da produção musical feminina. O trabalho é resultado de um processo que envolveu pesquisa, análise musical e preparação de repertório, desenvolvido por alunos e professores da área de Música do Arena da Cultura durante o ano de 2018.

O Arena da Cultura

A história do Programa Arena da Cultura se inicia em 1998, pela Prefeitura de Belo Horizonte. Sempre sustentado nos pilares da descentralização da oferta de cursos e da facilitação do acesso do cidadão a uma formação artística e cultural de qualidade, o Arena da Cultura consolidou-se em Belo Horizonte formando mais de 4 mil pessoas anualmente.

Por sua diversidade de ações e universalização do atendimento, o Arena é hoje reconhecido como referência nacional e internacional em formação artística e cultural, tendo recebido o Prêmio Cidade do México - Agenda 21 da Cultura 2014, outorgado pela Rede Internacional Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU), a mais importante organização internacional de governos locais do mundo.

Em 2014, o projeto Arena da Cultura passou por uma reestruturação, atendendo a uma crescente demanda da população. Foi criada a Escola Livre de Artes Arena da Cultura (ELA). Desde então, o Arena passa a ser o projeto estruturante da escola, também composta pelo Integrarte, projeto desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. A iniciativa reforça a Escola Livre de Artes como um centro de excelência para a cultura e a arte de Belo Horizonte, sensibilizando cidadãos de todas as idades e seguindo na construção coletiva, em roda, como é feito em nosso cotidiano de trabalho.

Com oficinas e cursos gratuitos de curta e longa duração, a ELA oferece também ciclos formativos de até quatro anos e os encontros de Brinquedos e Brincadeiras para todas as idades. As atividades são estruturadas em sete áreas: Artes Visuais, Circo, Dança, Design Popular, Música, Patrimônio Cultural e Teatro. O que se verá na Mostra Arena 20 Anos é um pouco dessa trajetória, marcada pelo compromisso com o acesso à formação artística e cultural dos cidadãos de Belo Horizonte.

Foto:  Ricardo Laf

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.