Notícias

Combo X, projeto de Gilmar Bolla 8 fundador do Nação Zumbi, faz apresentação gratuita em BH

Show que acontece sábado (07/12) no Espaço do Ar conta ainda com a participação de Flavio Renegado

Em seu segundo disco, a banda relembra o passado para apontar para o futuro da música pernambucana.

Em 2012, Gilmar Bolla 8, percussionista e fundador da Nação Zumbi, convocou um time de músicos de Peixinhos, bairro de Olinda, para apresentar um arsenal poderoso de alfaias, timbales, baterias e muitos efeitos. Com seu disco de estreia, "A Ponte" (2013), Gilmar Bolla 8 recebeu quatro indicações ao Grammy Latino, passou por palcos disputados de festivais como o Rec-Beat, e deixou uma sonoridade explosiva de ritmos africanos combinados a elementos tradicionais da cultura popular nordestina.

Seis anos depois, Combo X apresenta "Meu Brinquedo", segundo disco do projeto, que celebra o encontro de dois ícones da música pernambucana: o próprio Gilmar Bolla 8 e Bactéria, tecladista e ex-Mundo Livre S&A, que atualmente está na banda de Otto e encabeça outros projetos musicais como Rozenbac. Combo X conta, ainda, com os talentos de Rinaldo Carimbó (percussão) e Izídio Lê (sopros). Com estreia nos palcos marcada para 06 de dezembro.

Reunindo baixo, guitarra, sopro, teclado e muita percussão afro-pernambucana, as cerca de 10 faixas que compõe "Meu Brinquedo" exaltam as brincadeiras do imaginário popular do Estado, onde se toca e dança coco de roda e maracatu de baque virado. Além disso, as músicas trazem uma edição de diversas referências sonoras que vão do rock, passando pela eletrônica, até chegar no frevo. O resultado surpreende pela qualidade das composições e pelos arranjos inventivos. “ Este é um disco alegre, pra cima. É pra ouvir no escritório, na noite, escutar em casa fazendo uma faxina. É um disco pra vida. É uma homenagem a alegria do universo dos brincantes e folguedos populares de Pernambuco", resume Gilmar.

Além da assinatura do tecladista Jadson Vale, o Bactéria, na direção musical, o disco também conta com a produção de Eduardo Bidlovski, mais conhecido como BiD - o mesmo que assina a produção de “Afrociberdelia” (1996), da Chico Science & Nação Zumbi, e “Por Pouco” (2000), da Mundo Livre S/A e “DJah”, recente lançamento sobre a obra de Djavan em reggae. A masterização é de Felipe Tichaeur, do estúdio Red Traxx Mastering, em Miami.

Flavio Renegado

Nascido e criado na comunidade do Alto Vera Cruz, em Belo Horizonte, Flávio Renegado enxergou na música um caminho que o faria voar alto. Ainda adolescente, fez as primeiras rimas influenciado por Racionais MCs e outros nomes do rap. Aos poucos, desenvolveu uma carreira com personalidade, na qual mistura as rimas a outras referências musicais.

Em 2008, lançou o disco de estreia Do Oiapoque a Nova York, trabalho que o levou para shows na Europa, Oceania e todas as Américas. A conclusão deste ciclo foi em um show memorável no Central Park, em Nova York. O sucessor Minha Tribo É o Mundo (2011) trouxe uma sonoridade mais urbana, influenciada pela multiplicidade dos movimentos sonoros contemporâneos.

Ele rodou o país e participou de relevantes festivais, como o Back2Black e o Rock in Rio, com a apresentação do trabalho. Renegado concluiu a primeira etapa da carreira com o lançamento do CD e DVD Suave ao Vivo (2014), que teve direção musical de Liminha e Kassin, além da direção artística de Gringo Cardia. Um dos destaques da obra foi a canção “Na Palta da Mão”, que havia sido gravada por Bebel Gilberto no ano anterior com participação de Renegado.

Em 2015, o artista lançou um EP. Relatos de um Conflito Particular traz como tema os sete pecados capitais ilustrados em sete faixas. A produção musical é do próprio e conta com participações de Alexandre Carlo (Natiruts) e Samuel Rosa (Skank), além de 2 clipes: Só Mais Um Dia, com formato 360º e Redenção, ambos com direção de Erich Batista e Flávio Renegado.

Instigado pela repercussão do EP sobre os sete pecados, Renegado emerge em seus conflitos pessoais e compõe outras sete músicas relacionadas às virtudes, contando a própria história. Assim nasceu Outono Selvagem (Som Livre), reunindo as canções do EP e as inéditas num mesmo álbum com 14 canções.

Foto:Karla Fagundes

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.