Notícias

Fim de semana no Yanã

Na programação, lançamento da Coletânea Academia TransLiterária e Roda de Samba Mulheres das Gerais

A Academia TransLiterária está comemorando três anos de vida e para celebrar a existência das pessoas transgêneras e das travestis, no sábado (7), a partir das 14h, acontece o lançamento da Coletânea Academia TransLiterária, pela Editora Marginália Comunicação. O livro, que será vendido a R$ 40, reúne ilustrações e textos em prosa e poesia de artistas como Amara Moira, Jaqueline Gomes de Jesus, Susy Shock, Juhlia Santos, Cristal Lopez, Bárbara Macedo, Luci Cecília Augusta e Libernina Aninrebil, entre outros. 

Além da 3ª Feira de Literatura Marginal, da Cooperativa de Literatura MArginal, o evento contará com apresentações de Nickary Aycker, Brisa Alkimin, Jô Arllen, Pitty Negreiros Picardi, Rodrigo Carizu, Lui Rodrigues Dos Santos, Jo Ma KA, Ed Marte, Marta Neves Fernando Cardoso, Idylla Silmarovi e também um pocket show com TiTi Tiffany e Mascucetas. 

Ainda no sábado, a partir das 19h30, acontece o lançamento da antologia poética e de artes visuais Quem dera o sangue fosse só da menstruação, organizada por Débora Ribeiro e Maira Vasconcelos, pela Editora Urutau. 

Na programação, a intervenção fotográfica Não morrer demais, de Marília Fiúza e Mayara Laila, com fotografias em preto e branco impressas sobre tecido e tinta vermelha, e a intervenção poética Os outros são eles, de Júlia Elisa (Preta Poeta), com duração de 10 minutos. A performance  visitará produções poéticas da autora, instigando o público para a potência da palavra e dos gestos intuitivos para acessar uma sabedoria selvática que recusa a domesticação e dominação do corpo e vivência de uma mulher negra.

Para finalizar, a partir das 23h, a casa de Yanã recebe a festa Barrigas Positivas com as DJS Rolê de Peso, Gabii Nas e Barrigas Positivas. Organizado por Tamara Karoline, Victória Maria e Bárbara Carolina, o evento é voltado para celebração do corpo e para o combate à gordofobia. 

Encerrando o final de semana, Yanã promove sua primeira feira, a partir das 10h, com expositoras de variados segmentos. Às 14h, tem apresentação do Bloco da Cinara, com a cantora e compositora mineira Cinara Ribeiro. E às 16h, show com a Roda de Samba Mulheres das Gerais. Fruto do Encontro Nacional de Mulheres na Roda de Samba, o grupo traz o objetivo de integrar, compartilhar e dar visibilidade às trajetórias das mulheres envolvidas com o samba em Minas, apresentando versões da proposta iniciada por Tia Ciata, Jovelina, Clementina de Jesus, Beth Carvalho e tantas outras.

Foto:Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.