Notícias

Espetáculo “Protótipo Para Cavalo: Corra, Aisha, Corra!” estreia no Teatro Espanca!

Solo da atriz Aisha Brunno, com direção e dramaturgia de Bremmer Guimarães, faz 2 sessões nos dias 16 e 17 de dezembro, segunda e terça, às 20h.

Nos dias 16 e 17 de dezembro, o Teatro Espanca! recebe a estreia de “Protótipo Para Cavalo: Corra, Aisha, Corra!”, primeiro espetáculo solo da atriz Aisha Brunno. Com direção e dramaturgia de Bremmer Guimarães, a peça é um conjunto de performances  que partem de uma pesquisa de linguagem, uma pesquisa sobre a linguagem, sobre a forma como estamos inseridas num sistema marcado por signos, códigos e significados. 

 

Somos educadas por meio da palavra, dos gestos, das imagens, e esse processo de educação nos molda e nos condiciona desde a infância a exercer determinados papéis sociais. Como romper esse molde? Como pensar uma nova educação a partir de um olhar crítico sobre experiências de construção que muitas vezes castram nossas subjetividades? Essa é a busca de um corpo por estado de presença. O corpo de uma mulher, atriz, cantora e performer. Um corpo que corre para alcançar o impulso de seu voo derradeiro no mundo.

 

A imagem do CAVALO perpassa toda a dramaturgia, uma figura simbólica, presente em diversas narrativas da história, de cavalos alados a cavalos de Tróia, chegando ao cavalo com fogo nas patas correndo em direção ao mar, da peça “Por Elise”. O que é ser cavalo? Quem são os cavalos do século XXI? O texto parte de uma pesquisa sobre a linguagem, sobre a construção da palavra, para levantar uma reflexão sobre a própria existência humana. 

 

A dramaturgia, construída em processo, é uma tentativa de incitar reflexões e criar perguntas junto ao público. Temas como amor, racismo, transfobia, homofobia e violência, surgem como consequência desse diálogo. O trabalho também expande suas linguagens além do teatro, em conexão com a poesia, a música e outras tecnologias. O músico Pelas DJ faz a discotecagem ao vivo do espetáculo e a preparação vocal é da cantora Sarah Reis.

 

A temporada de estreia marca ainda parceria da Casa Anômala, sede da Anômala Teatro, com o Teatro Espanca! Localizado desde 2010 no Baixo Centro de BH, o local se tornou referência para uma geração de artistas e lugar onde as criadoras da Casa Anômala também se formaram, tendo participado dos Núcleos de Criação e do espetáculo de rua PassAarão, do Grupo Espanca!. Parte da bilheteria arrecadada será convertida em apoio à manutenção do espaço que realiza, desde o início de 2019, um financiamento coletivo no site Benfeitoria para sua permanência no atual endereço da Rua Aarão Reis.  

 

SOBRE AISHA BRUNNO

Aisha Brunno é atriz e integrante da Casa Anômala. Formada nos cursos de teatro da PUC Minas e da Escola Livre de Artes/Arena da Cultura. Estudou Design e Gestão de Moda na Faculdade Estácio. Integrou, durante dois anos, a residência artística do Cefart/Fundação Clóvis Salgado. Estreou em 2017 a peça com a rua “PassAarão” do Grupo Espanca dirigida por Aline Vila Real e Dramaturgia de Allan da Rosa. Atua no espetáculo “Projeto Maravilhas”, da Plataforma Beijo, com direção de Cláudio Dias. O processo de criação de “Protótipo Para Cavalo: Corra, Aisha, Corra!”, marca sua entrada na Anômala Teatro e é também o seu primeiro espetáculo solo. Idealizadora do curta-metragem “Avenca” que traz a travesti como protagonista de uma história ficcional, roteiro escrito em parceria com Bremmer Guimarães.

 

SOBRE BREMMER GUIMARÃES

Bremmer Guimarães é ator, crítico teatral e jornalista cultural. Integra os coletivos artísticos Casa Anômala, Plataforma Beijo e Quartatela. Estudou Comunicação Social/Jornalismo na UFMG e é formado em Teatro pelo Cefart - Fundação Clóvis Salgado/Palácio das Artes. Como estagiário, foi produtor e repórter da TV UFMG e do programa Agenda, da TV Rede Minas. Como ator, atuou no espetáculo Passarão, do Grupo Espanca!, com direção de Aline Vila Real (2017); Manoletra, espetáculo infantil com direção de Humberto Câmara (2017); na cena curta ‘’Bremmer, Pedrosa e Tomás"estão no Movimento”, com direção de Vinícius Souza, convidada do Festival Cenas Curtas do Galpão Cine Horto (2017); nos espetáculos “Há Algo de Podre no Reino da Dinamarca”, direção de Rogério Araújo (2018); “Projeto Maravilhas”, direção de Cláudio Dias, e “Eclipse Solar”, direção de Ricardo Alves Jr. “Protótipo para Cavalo: Corra, Aisha, Corra!”, é o primeiro espetáculo em que assina direção e dramaturgia.

 

ANÔMALA TEATRO E CASA ANÔMALA

Localizada na Vila Pau Comeu, no Aglomerado da Serra, a Casa Anômala é a sede da Anômala Teatro. Um espaço utópico que abriga diferentes linguagens artísticas, em diálogo hoje com a vizinhança da favela, e criando trabalhos que têm abordado sobretudo temáticas de gênero, sexualidade, racismo, com forte referência da performance e da literatura. Fundada em 2015, a Anômala Teatro traz em seu repertório as cenas curtas “Anômalas”, “Escapulário” e “Protótipo para Cavalo”, que deu origem ao atual solo da atriz Aisha Brunno. “Protótipo para Cavalo: Corra, Aisha, Corra!” é o primeiro espetáculo da companhia.

SINOPSE

Neste experimento-manifesto, o amor é uma violência tão cruel quanto a guerra. As granadas estão camufladas em cada signo dado, em cada convenção criada, um verdadeiro extermínio. Reunindo teatro, poesia e música, "Protótipo Para Cavalo: Corra, Aisha, Corra!" é uma sequência de performances que partem de um olhar crítico sobre a educação e suas múltiplas ressonâncias em nossos corpos e vidas, revelando seus efeitos e contradições.

Foto:Marina Colen

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.