Notícias

Professor e historiador michel gherman ministra palestra e lança dois livros na academia mineira de letras, dia 10/12

A Academia Mineira de Letras recebe no dia 10 de dezembro, às 19h30, o lançamento dos livros“O início do sionismo no Brasil: ambiguidades da história” (editora Unifesp) e “Certas certezas, muitas incertezas” (Talu Cultural). Na ocasião, o autor, o professor e historiador Michel Gherman, também fará a palestra “Pensar os direitos humanos e o sionismo em tempos de incertezas”.

O evento faz parte do programa Universidade Livre – Plano Anual de Manutenção AML, realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo fiscal de mais de 4,7 mil médicos cooperados e colaboradores; copatrocínio da CBMM. A AML integra o Circuito Liberdade.

O dia escolhido, 10 de dezembro, marca a comemoração dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 10 de Dezembro de 1948.

Relevante contribuição para a área de estudos judaicos, “O início do sionismo no Brasil” se desloca para as três primeiras décadas do século 20. Mestre em Antropologia e Sociologia pela Universidade Hebraica de Jerusalém e doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Michel Gherman enfatiza a relação entre o movimento sionista internacional e o nacionalismo judaico brasileiro a partir de uma aparente contraposição: o surgimento do sionismo como ação política relevante entre os judeus asquenazes, originários da Europa Ocidental e Oriental; e sua introdução no Brasil pelos judeus sefarditas, provenientes de Portugal e da Espanha.

Com fontes até então inéditas na bibliografia no país, a obra reflete sobre a pluralidade discursiva do sionismo, as tensões e contradições entre os judeus europeus e brasileiros, bem como a diversidade política do nacionalismo judaico. “Refaço a trajetória do movimento na Europa, percorrendo suas estruturas organizativas, conflitos ocorridos nos congressos sionistas, tensões entre o sionismo europeu e o norte-americano, até desembocar no início da aproximação com os judeus instalados no Brasil, no início do século, e na intensificação da imigração judaica para o país, nos anos 1920”, descreve o autor.

Já a obra “Certas certezas, muitas incertezas” traz uma seleção dos melhores posts de Gherman nas redes sociais, em que ele aborda diversas temáticas: ciência, política, cultura e o ser humano em suas diversas incongruências. Com linguagem ágil e objetiva e humor ácido, própria dos posts de internet, o segundo lançamento se conecta com a obra anterior por meio das preocupações com os direitos humanos.

“Em tempos de poucas certezas e muitas incertezas, cabe debater conquistas e avanços que pareciam consolidados e parecem não mais garantidos. Nos últimos 70 anos, desde o fim do Holocausto (shoá) e da criação do Estado de Israel, a humanidade atravessou muitos caminhos e descaminhos. Durante a palestra, pretendo debater as últimas ameaças de retrocesso que fazem o país e o mundo repensar o futuro, que caminhos seguir e quais deles evitar”, reflete Gherman.

Sobre o palestrante:

Michel Gherman possui graduação em História, com licenciatura em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É mestre em Antropologia e Sociologia pela Universidade Hebraica de Jerusalém e doutor em História Social pela UFRJ. Atualmente, atua como professor vinculado do Programa de Pós-Graduação em História, co-coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Judaicos e Árabes e pesquisador do Núcleo de Estudos da Política, todos eles na UFRJ. Integra também o Núcleo de Estudos dos Direitos Humanos da UERJ.

Foto: Guto Cortês.

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.