Notícias

Grupo do Beco estreia espetáculo “Céu da Rua”

A Montagem, que estreia 13 de dezembro tem dramaturgia construída a partir de experiências reais vividas pelo elenco, formado por atores e moradores do Aglomerado Santa Lúcia/Morro do Papagaio.

Criado em 1995, o Grupo do Beco desenvolve um trabalho que alia pesquisa artística e transformação social por meio do Teatro, resultando, em 2003, na fundação da Casa do Beco. Localizada aos pés do Aglomerado Santa Lúcia/Morro do Papagaio, a casa promove o desenvolvimento humano e a transformação social por meio do fomento à produção e difusão cultural e artística em Belo Horizonte. Reservando um último lançamento especial para 2019, o Grupo do Beco estreia no dia 13 de dezembro, às 20 horas, na Casa do Beco, seu mais novo espetáculo: “Céu da Rua”.

A montagem faz parte de um novo momento do Grupo do Beco, que desde 2012 conta com elenco reformulado, dando continuidade às montagens e apresentações de suas obras teatrais inspiradas em temas sociais diversos e vivências cotidianas da própria comunidade onde atuam.

CÉU DA RUA

Em “Céu da Rua”, o público acompanha uma dramaturgia construída a partir das experiências reais dos atores e moradores do Morro do Papagaio que participaram de oficinas com brinquedos e brincadeiras para a troca de experiências, promovidas pela Casa do Beco em 2018. A pesquisa teve orientação do artista brincante Roquinho, que ministrou duas oficinas com jogos, cantigas de roda e histórias fascinantes que conheceu ao longo de sua carreira visitando comunidades de todo Brasil e comunidades ribeirinhas do Vale do Jequitinhonha.

O texto do espetáculo é resultado do trabalho desenvolvido na comunidade com a diretora Polyana Horta, junto ao elenco e Diretor do Núcleo Artístico da Casa do Beco, o ativista cultural, Nill César. A intenção da montagem é dar vida aos sentidos produzidos com as vivências na rua, nas oficinas, na pesquisa do Morro dos Brincares, que sublinham a nostalgia e a cumplicidade juntos aos moradores, adultos e crianças.

Foram dois meses com histórias e casos contados por eles para alimentar a ideia de um primeiro roteiro do espetáculo que, a partir daí, teve sua dramaturgia criada em processo colaborativo entre direção e atores. Assim, “Céu da Rua” retrata o dia a dia de moradores da comunidade pelo olhar da criança, como ela enxerga a sua casa, seus pais, seus amigos, a escola e a violência dentro e fora de casa, de um jeito peculiar que combina inocência e esperteza. Casos, aventuras, nostalgia, medos e anseios dão o tom de histórias que narram os acontecimentos ao mesmo tempo em que os vivem.

“A construção da dramaturgia se deu por meio de um processo colaborativo. Criamos um roteiro estruturado para abordar a comunidade durante a infância, escrito por mim mas sempre acompanhado e aprovado pelos atores, que são os donos das histórias e memórias traduzidas no palco. O processo de revisitar a infância de cada um foi muito tocante, bonito e doloroso. São diversas histórias sobre a alegria e a leveza da infância, mas também sobre abusos, preconceitos, racismo e temas mais profundos que estiveram presentes na infância das pessoas e da comunidade.”, conta a diretora Polyana Horta.

Abordando a fase lúdica da infância com o uso de jogos e brincadeiras na própria dramaturgia, a peça também chama atenção para a importância dos direitos das crianças, garantindo o Direito de ir e vir, de ter acesso à escola, à cultura, à uma boa educação e, principalmente, ser livre para nunca ter que parar de brincar.

A montagem ainda conta com direção musical de Hugo da Silva, ator e diretor musical do Grupo Maria Cutia. “Céu Azul” carrega uma musicalidade forte, trazendo canções autorais e releituras de músicas conhecidas do público, propondo arranjos com base no Soul dos anos 1960 e 1970, além de agregar outros ritmos como o funk, o rap, o baião e o samba.

O espetáculo “Céu Azul” estreia no dia 13, às 20horas, na Casa do Beco (Av. Arthur Bernardes, 3876 - Barragem Santa Lúcia), segue com apresentações nos dias 14/12, às 16h, no Parque Jorge Eduardo Couri (em frente a Casa do Beco), e no dia 15/12 com duas seções, às 10h e 16h.

Foto:Carol D' Alessandro

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.