Notícias

Museu dos Brinquedos encerra o ano com programação dedicada ao natal e aos bebês

O Museu dos Brinquedos (Avenida Afonso Pena, 2564, Funcionários) se despede de 2015 refirmando seu compromisso com a infância em suas diversas etapas e com o fortalecimento do vínculo entre pais e filhos através do brincar.

Nos dias 5, 7, 8 (a casa estará aberta no feriado, aniversário de Belo Horizonte), e 12, das 11h às 15h30, os monitores ensinarão à garotada a confeccionar um boneco de neve com pé de meia para enfeitar a casa ou presentear os pais, avós, tios e amigos.

Das 11h30 e 16h, toda a família pode entrar na brincadeira no pátio do museu com jogos interativos,brincar de pique-esconde, pega-pega, amarelinha e outras diversões.

 

Atenção, mamães e papais! O Museu dos Brinquedos, excepcionalmente, no dia 8 fará a oficina Dança Materna, ministrada pelas professoras Carolina Ricci e Ludmila Yarasu-Kai.

A emoção tomará conta pelo trabalho que será proposto: dança materna para gestantes, dança materna para mamães e pais com bebês de colo e engatinhantes e dança materna para mães, pais e filhos até 3 anos. A atividade será das 10h30 às 12h.

 

Para participar, os interessados devem fazer inscrição prévia pelo telefone (31) 3261-3992. No dia, as famílias pagarão o valor da entrada do museu: R$ 20,00 (inteira) ou R$ 10,00 (meia) junto de uma doação de roupas ou brinquedos que serão doados para uma instituição de caridade.

 

De acordo com a coordenadora de projetos do Museu dos Brinquedos, Tatiana Azevedo, a oficina mostra a dedicação do museu com as crianças e suas famílias.

 

“A dança tem um fator importante na criação de laços e na busca por novas descobertas. Assim, com este projeto queremos criar um vínculo maior, entre mãe e filho (a), desde pequenino até no período da infância, momentos estes essenciais na comunicação e criação”, conta.

 

O espaço funciona de 10h às 17h e os visitantes podem conferir o acervo com cerca de 900 brinquedos, conhecer a Legoteca e a sala de leitura, visitar a exposição GambioGame que conta a história dos jogos eletrônicos.

 

Dança Materna para mães, bebês de colo e engatinhantes

A Dança Materna é um método fundamentado em evidências científicas que busca atender através da dança as necessidades físicas e emocionais das mães durante a gravidez, parto, pós-parto e dos bebês. Tem como princípios éticos o acolhimento livre de julgamentos, a escuta e o respeito à diversidade de experiências vividas pelas mulheres.

 

Mais do que propor movimentos, o projeto Dança Materna traz um olhar para a importância dos cuidados físicos e emocionais com a mulher e o bebê no pós-parto. A interação é propiciada por brincadeiras, músicas, movimentos, conversas, trocas de experiências e afeto.

 

De acordo com a professora e especialista Ludmila Yarasu-Kai, a dança materna para mães e bebês é um momento especial para toda família, um aprendizado e conhecimento. “A oficina propicia a vivência de dançar em dupla (ou em trio, já que o pai é sempre bem-vindo), possibilita à mulher o retorno a vida social depois do parto, a otimização da redução de peso, reeducação corporal (que refletirá positivamente no modo de carregar e amamentar o bebê) e incentiva o mútuo-conhecimento entre mãe e filho”, explica.

 

Já Carolina Ricci, professora e também especialista do projeto, destaca um momento de troca com outras mulheres que estão atravessando a mesma fase da vida. “As mães têm relatado redução na incidência de cólicas e melhora no sono dos bebês”, comenta e completa “já para o bebê, a dança traz o conforto do balanço, a proximidade com a mãe e relaxamento num ambiente onde a amamentação é incentivada”.

 

Foto: Divulgação 

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.