Notícias

Voluntariado no DNA

Gerdau estimula trabalho social de colaboradores em 14 países. No Brasil, já são mais de 38 mil horas dedicadas em 2015

 

Seja na Índia, no Peru, na Argentina, no Brasil ou em qualquer um dos 14 países onde a Gerdau está presente, doar tempo e energia em benefício de alguma atividade ou projeto social faz parte da rotina dos colaboradores da Empresa. Em 2015, mais de 7 mil voluntários da companhia disponibilizaram horas de seu dia para atuar em cerca de mil ações sociais. No Brasil, já são mais de 38 mil horas dedicadas pelos colaboradores das usinas e dos escritórios Gerdau. As atividades incluem desde uma simples leitura de histórias em creches públicas, até a disseminação das práticas de empreendedorismo para adolescentes ou a contribuição para o desenvolvimento das micro e pequenas empresas a partir das avaliações dos seus negócios.

 

O incentivo ao voluntariado teve início desde antes da fundação da empresa, com João Gerdau, que apoiava ações realizadas por igrejas e hospitais, como a Santa Casa de Misericórdia. À medida que o conceito de investimento social evoluiu, a Gerdau também transformou suas iniciativas nessa área. Há uma década, foi criado o Instituto Gerdau, com o objetivo de propor políticas e diretrizes de responsabilidade social para a Gerdau e promover projetos sociais empreendedores. As ações são realizadas nas comunidades onde a Empresa está presente, na sua cadeia de negócio e com parceiros estratégicos, utilizando o voluntariado organizado como agente transformador em prol do desenvolvimento sustentável. Por meio dos comitês locais do Instituto Gerdau, a companhia costuma avaliar as características e a cultura de cada região ou comunidade para realizar ações que atendam suas principais necessidades.

 

Uma das principais parcerias da Gerdau é com a Junior Achievement, organização mundial sem fins lucrativos que aplica junto aos jovens em idade escolar, programas de educação prática em economia e empreendedorismo. Os colaboradores da Empresa atuam como voluntários na realização de projetos como o Miniempresa, que oportuniza a estudantes a experiência de simular as atividades de uma empresa com a criação de uma companhia fictícia e como o Empresário Sombra Por Um Dia, atividade onde os jovens compartilham a rotina de um dia de trabalho de um executivo da empresa.

 

No Brasil, outra ação que gera grande engajamento é a aplicação do Programa 5S Nas Escolas em entidades e instituições de ensino. Por meio desse projeto, colaboradores da Gerdau capacitam estudantes e gestores das escolas sobre a metodologia, o que contribui para a organização de ambientes, incentiva o aproveitamento de materiais e de espaços e a redução de despesas. Neste ano, aproximadamente 25 organizações foram capacitadas pelos colaboradores da Gerdau.

 

Outra iniciativa que se destaca é o projeto Atitude Segura. Inicialmente voltado para colaboradores, o programa passou a ser aplicado em instituições de ensino em 2015, para sensibilizar os alunos sobre os conceitos de segurança. Voluntários da Gerdau realizam atividades de conscientização sobre como evitar incidentes no ambiente escolar, no trânsito e nas residências, visando motivar a mudança de hábitos, maior disciplina, autocontrole e redução de incidentes. Em Pindamonhangaba (SP), o projeto feito na Escola Municipal Odete Correa Madureira, beneficiou 500 pessoas e foi apresentado na 4ª Mostra de Melhores Práticas na Educação, promovida pela Secretaria de Educação e Cultura do município.

 

A Empresa também possibilita que os colaboradores empreguem suas habilidades profissionais nas atividades de responsabilidade social. Por meio do voluntariado pro bono, os funcionários têm como desafio contribuir com a gestão das entidades ao dar consultorias em áreas afins às suas formações. O gerente Eduardo Santilli, de Porto Alegre (RS), é um dos voluntários que atuam dessa forma. Em 2015, ele prestou consultoria de Tecnologia da Informação para o Instituto do Câncer Infantil (ICI), auxiliando no desenvolvimento de melhorias no site institucional, como a criação de um sistema de prontuários para os atendimentos realizados.

 

Sobre a Gerdau

 

A Gerdau é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços especiais do mundo. No Brasil, também produz aços planos e minério de ferro, atividades que estão ampliando o mix de produtos oferecidos ao mercado e a competitividade das operações. A Gerdau possui plantas industriais em 14 países – nas Américas, na Europa e na Ásia –, as quais somam uma capacidade instalada superior a 25 milhões de toneladas de aço por ano. Além disso, é a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. As ações das empresas Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri.

 

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.