Notícias

16ª Mercadoria acontecerá no dia 19 de dezembro com mais 60 produtores locais

Parte integrante do calendário de eventos da cidade e conhecida por valorizar pequenos produtores e empreendedores locais, feira reúne mais de 60 expositores para a venda de produtos de arte, moda, decoração, acessórios, cosméticos naturais papelaria

Estabelecer conexões entre pessoas, projetos e ideias, fomentar de maneira sustentável a economia da cidade, valorizar a cultura do feito à mão e ressignificar a forma de consumir. Essa é a proposta da Mercadoria, que chega a sua 16ª edição, uma iniciativa da Amadoria, empresa que cria, planeja e realiza projetos e experiências com objetivo de estimular a arte, a criatividade, a inventividade e a economia criativa. “A Mercadoria tem como propósito fortalecer e potencializar a economia colaborativa, incentivando o consumo consciente e o desenvolvimento dos produtores locais. Por isso, buscamos expositores que produzem em pequena escala e de forma artesanal, que vendem e valorizam a originalidade e a criatividade. Estamos no 6º ano de feira, totalizando quase 1.000 empreendedores somando todas as edições. É uma alegria enorme fazer parte da história destas marcas e ajudar a comunidade criativa local”, diz a cofundadora da Amadoria e uma das idealizadoras da Mercadoria, Luciana Gallo.

A 16ª edição da Mercadoria acontecerá no próximo dia 19 (domingo), na Casa Bernardi. A edição de dezembro ocorre tradicionalmente próximo ao Natal, para incentivar a comunidade a prestigiar o trabalho de pequenos produtores ao comprar os presentes. “Realizamos duas edições por ano e a de dezembro é sempre maior. Nesta época, a Mercadoria é a grande aliada dos expositores para alavancar as vendas de presentes e fomentar uma compra mais criativa e consciente, valorizando a economia local e apoiando quem faz o que ama. Neste ano, temos uma missão ainda maior: ser um espaço para que os pequenos empreendedores possam se restabelecer, muitos deles sem produzir há mais de ano, em virtude da pandemia”, diz Bárbara Andrade, também cofundadora da Amadoria e uma das idealizadoras da Mercadoria.

Além de fomentar o trabalho dos produtores locais, a Mercadoria também é um espaço para que as pessoas possam se relacionar, entrar em contato com a arte, assistir a shows e desfrutar da boa gastronomia. Com a ritmista Mônica Santos, o mestre de bateria Gustavo Caetano, e os vocalistas Guilherme Freitas e Heleno Augusto, a alegre e irreverente Roda de Samba do Queixinho - um dos mais tradicionais blocos de carnaval de Belo Horizonte – irá tocar o seu repertório carnavalesco, que reúne clássicos do samba e suas vertentes, em duas apresentações: das 13h às 14h30 e das 15h às 16h30. Outra atração desta edição são as Pinturas Ao Vivo com Esquina da Arte Atelier, um coletivo de BH que conta com cerca de 16 artistas plásticos. Durante toda a feira, quatro artistas do coletivo vão realizar pinturas ao vivo.

A área gastronômica da Mercadoria é sempre um espaço para que as pessoas possam se encontrar e estabelecer conexões. Esta edição terá o Bendita Burgueria com hambúrguer artesanal, espetinhos variados com mandioca e manteiga de garrafa e espaguete na chapa; e os sanduiches do Veggie Roots, conhecido por oferecer alimentos naturais e saborosos, sem recorrer ao uso de conservantes, aromatizantes, corantes artificiais e produtos de origem animal. O público vai poder também comprar produtos congelados e levar para a casa.

“A Mercadoria sempre foi mais que uma feira. Nossa proposta é criar conexões entre pessoas, projetos e ideias. Por isso sempre levamos a música e a arte, para incentivarmos as pessoas a levarem a família, a marcarem com os amigos. Acreditamos que tornar o momento de compra algo especial também é uma forma de ressignificar o consumo, além de fortalecer a relação entre consumidores e produtores locais”, completa Luciana Gallo.

A 16ª acontecerá Mercadoria acontecerá na Casa Bernardi (Rua Conde de Linhares, 308 - Cidade Jardim), no horário das 11h às 18h, com entrada gratuita. Não será permitida circulação dentro da feira sem o uso de máscara e pontos de álcool gel serão disponibilizados para uso do público.

SERVIÇO

16ª FEIRA MERCADORIA

19 de dezembro (domingo), das 11h às 18h
Local: Casa Bernardi (Rua Conde de Linhares, 308 - Cidade Jardim).

Entrada gratuita / Pet Friendly / Cerca de 60 expositores / Atrações artísticas e musicais

Mais informações pelo Instagram: @feiramercadoria

Foto: Mercadoria / Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.