Notícias

Cônsul de Portugal em BH, Rui Almeida, faz palestra na Academia Mineira de Letras

Política externa dos noves Estados-Membros envolve ações nos setores de saúde, educação, segurança alimentar e meio ambiente

A Academia Mineira de Letras recebe no dia 13 de dezembro, às 19h30, a conferência “A política externa de Portugal: importância atribuída à CPLP, ao Brasil e à língua portuguesa”. A palestra será proferida pelo novo cônsul de Portugal em Belo Horizonte, Rui Almeida, que assumiu a função em setembro de 2018.

O evento faz parte do programa Universidade Livre – Plano Anual de Manutenção AML, realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo fiscal de mais de 4,7 mil médicos cooperados e colaboradores; e copatrocínio da CBMM. A AML integra o Circuito Liberdade.

A sigla CPLP se refere à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, formada por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Criada em 17 de julho de 1996, em Lisboa, a entidade engloba uma população de 230 milhões de pessoas, em quatro continentes. Além de consolidar os laços de amizade, ela se assume como um projeto político cujo fundamento é a unificação da língua portuguesa, de forma que os noves países possam ter uma atuação internacional mais significativa e influente.

Na palestra na AML, o cônsul de Portugal em Belo Horizonte irá abordar algumas das principais ações desenvolvidas pela CPLP e precisar seus objetivos. “Temos diretivas concretas em setores como saúde, educação, segurança alimentar e meio ambiente. Para isso, procuramos mobilizar interna e externamente esforços e recursos, criando novos mecanismos e dinamizando os já existentes”, diz ele.

SOBRE O PALESTRANTE:

Rui Nuno Oliveira de Almeida nasceu em Vila Nova de Gaia, Portugal, e é o cônsul deste país em Belo Horizonte desde setembro de 2018. Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, trabalhou como assessor jurídico na companhia de seguros Bonança (1986-1989) e na ANA (1989-1999), empresa gestora dos aeroportos portugueses. Está no serviço diplomático – Ministério dos Negócios Estrangeiros – desde 1999. Desde então, já atuou como inspetor diplomático e consular; chefe de divisão da África Ocidental e Central, na África Subsaariana; e nas embaixadas de Lima (Peru), Liubliana (Eslovênia); Riade (Arábia Saudita) e Tunes (Tunísia).

Foto: Guto Cortes

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.