Notícias

Exposição Sertão Mundo: temporada é presente de aniversário do Espaço do Conhecimento UFMG aos 124 anos de BH

Atividade gratuita será realizada no sábado, dia 11 de dezembro

Um dia antes do aniversário de Belo Horizonte, celebrado em 12 de dezembro, o Espaço do Conhecimento UFMG presenteia a cidade com mais uma temporada da exposição virtual Sertão Mundo e ainda uma edição especial do encontro Educação na Praça com um especialista em contação de histórias de Cordisburgo.

Concebida no formato virtual, chega à terceira temporada, com data de inauguração marcada para o dia 11 de dezembro, cinco novas instalações. Duas delas trazem o artista Celso Adolfo, mineiro de São Domingos do Prata, que adotou a capital Belo Horizonte desde 1969. Em duas instalações terá a participação do músico e documentarista Makely Ka, nascido em Valença, no Piauí, que se mudou para BH em 1991. E na quinta instalação um conjunto de cinco podcasts com trechos do projeto Cartas para João (de Daniella Guimarães de Araújo e Tânia Alves) , gravados por apreciadores da obra de Guimarães Rosa.

1) Cantigas de Sagarana /Celso Adolfo (Sagarana)
2) Musicando Rosa /Celso Adolfo (Sagarana)
3) Entre a Caatinga e o Cerrado/ Makely Ka (Brasilândia de Minas)
4) Recado da Canção / Makely Ka (Bonito de Minas)
5) Cartas para João / (Sete Lagoas)

Educação na Praça - Sertão Mundo

A primeira atividade de abertura da terceira temporada será uma edição especial do encontro Educação na Praça, às 10h, com participação aberta ao público via Zoom e pelo canal do YouTube do Espaço do Conhecimento. No projeto, voltado a educadores, será debatido o papel formador e transformador da escrita e da contação de histórias. O convidado é Fábio Barbosa, contador de histórias e pesquisador da obra de Guimarães Rosa. Ele é um dos narradores da instalação Cartas para João, que trará trechos de cartas de leitores da obra rosiana, endereçadas à antiga residência de Guimarães Rosa, em Cordisburgo.

 

Fábio é ator, contador de histórias e membro da primeira geração do Grupo de Contadores de Estórias Miguilim. Ele compartilhará sua experiência junto ao grupo Miguilim e outros projetos relacionados à literatura de Rosa. Atualmente, Fábio trabalha na coordenação local das gerações do Grupo Miguilim, além de coordenar o Grupo de Contadores de Estórias da cidade de Morro da Garça. É produtor e diretor artístico do Grupo Caminhos do Sertão e membro do Grupo Teatral O Banquete.

Guimarães Rosa trabalha temas universais como amor, sentido da vida, medo e dúvidas e por meio da literatura é possível trazer esses temas universais presentes em sua obra, por meio de uma viagem pelo Sertão e por suas diferentes interpretações.

Segundo a professora Diomira Faria, diretora científico-cultural do Espaço do Conhecimento UFMG e uma das curadoras da exposição, “a ideia é trabalhar a nossa sensibilidade a partir de tudo que esse Sertão representa e nos oferece, não apenas o Sertão geográfico que começa em Minas, lá em Cordisburgo, a cidade onde Guimarães nasceu, mas o Sertão que vai para o mundo e volta pra dentro da gente. Foi nesse sentido que concebemos a exposição em formato de um mapa, onde cada visitante tem a oportunidade de fazer sua própria travessia e voltar a si mesmo, pois o Sertão está dentro da gente”.

A primeira temporada está disponível desde 1º de setembro em http://exposicaosertaomundo.com.br. A segunda foi lançada em 16 de outubro, na Virada Cultural de BH, enquanto a terceira estará disponível para o público a partir de 11 de dezembro como um presente de aniversário para BH.


Confira as 5 novas instalações inauguradas na 3ª temporada

1) Cantigas de Sagarana /Celso Adolfo (Sagarana)

O artista compôs um disco inteiro inspirado por Guimarães Rosa e sua coletânea de contos Sagarana. Nessa instalação, pode-se ouvir uma de suas composições, Remanso só Rio Largo, que dá nome ao álbum e remete à cidade de origem do próprio compositor. Adolfo se aproveita das referências da obra roseana para remeter à própria história, mas também à história de uma região, suas paisagens, seus sons e, principalmente, seus personagens, que permeiam ambas as obras que se entrecruzam.

2) Musicando Rosa /Celso Adolfo (Sagarana)

Vídeo com depoimento de Celso Adolfo sobre seu CD baseado em Sagarana e nas quadrinhas. Celso Adolfo compôs Remanso só Rio Largo a partir da obra de Guimarães Rosa, inspirado por sua origem e pelo Grande Sertão: Veredas. No disco, há personagens de Rosa e personagens que o próprio Celso conheceu em sua cidade. Nessa instalação, ouve-se o depoimento do músico sobre a composição de seu trabalho e suas relações com a obra roseana, além de certas coincidências que parecem unir ambos os artistas.

3) Entre a Caatinga e o Cerrado/ Makely Ka (Brasilândia de Minas)

O artista, músico e documentarista Makely Ka percorreu, de bicicleta, os caminhos de Riobaldo Tatarana, seguindo o mapa literário de Grande Sertão: Veredas. A viagem resultou em um álbum musical, um show, uma exposição fotográfica e relatos, entre outros desdobramentos. O vídeo da instalação mostra o depoimento de Makely sobre sua história, seu trajeto e sua experiência no Sertão. Vídeo com depoimento sobre a viagem e fotografias do percurso.

4) Recado da Canção / Makely Ka (Bonito de Minas)

Essa instalação conta com um vídeo de Makely Ka tocando uma de suas músicas, compostas como parte do projeto Cavalo-Motor. O projeto consistiu em uma viagem pelo Noroeste mineiro, seguindo a rota de Riobaldo Tatarana, protagonista do grande romance de Rosa, Grande Sertão: Veredas.

5) Cartas para João / (Sete Lagoas) - 10 cartas escritas para Guimarães Rosa - Instalação Instituto Unimed-BH

Cartas a Guimarães Rosa foi um projeto que contou com a participação de diversos apreciadores da obra roseana, que dedicaram algumas palavras ao escritor, no formato de cartas endereçadas à sua antiga residência, em Cordisburgo. Nessa instalação, em formato de podcast, são narrados trechos de cartas endereçadas a Guimarães Rosa. A participação da psicanalista Milene de Mello pontua interfaces entre a literatura e a medicina. “Escrever é, também, a cura do mundo.”

Ficha técnica da instalação Cartas para João
Desenho de áudio: Lucas Ferrari Rabelo
Vozes: Fábio Barbosa; Milene de Mello; Tânia Maria de Almeida Alves;
Autor(a)s dos textos: Daiane Cairs Souza Martins; Daliena Freitas Borges; Marcílio da Silva Tomaz; Maria Cristina Franco; Maria Elisa Almeida; Maria Izabel Pereira Diniz; Milene de Melo; Roberto Carlos Rodrigues; Sérgio Garcia; Simone Meyer Rosa e Uiara Sabrina Miranda.

A curadoria da exposição Sertão Mundo é de Claudia Campos Soares (professora da Faculdade de Letras da UFMG), Dânia Lima (arquiteta e assessora do Núcleo de Expografia do Espaço do Conhecimento UFMG), Diomira Ma.C. P. Faria (professora do Instituto de Geociências da UFMG e diretora Científico-Cultural do Espaço do Conhecimento UFMG) e Maurício Gino (professor da Escola de Belas Artes da UFMG e coordenador do Núcleo de Audiovisual do Espaço do Conhecimento UFMG).

 

Serviço:

Inauguração da terceira temporada da exposição Sertão Mundo

Quando: 11 de dezembro

Onde: http://exposicaosertaomundo.com.br

 

Educação na Praça - terceiro encontro de formação

Quando: 11 de dezembro, das 10h às 12h
Inscrições: https://forms.gle/XtVqrVivhg5XiqX38

Onde: www.youtube.com/espacoufmg
Público: Professores da educação básica, estudantes de licenciatura, bibliotecários, demais trabalhadores da educação e da cultura.
Atividade gratuita

Imagem: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.