Notícias

Minas Pocket promove encontro entre o coreógrafo Cisco Aznar e o artista Lucas Castro

Artistas conversam sobre os processos criativos e a importância do ato poético

Com a proposta de integrar diferentes segmentos culturais, a Fundação Clóvis Salgado realiza o Minas Pocket, iniciativa que reúne profissionais de iniciativa que reúne profissionais de várias áreas do segmento. Na próxima semana, o programa encerra a temporada de 2017 com o encontro artístico Interfaces da Arte sem fronteiras - A Criação multidisciplinar na construção de um ato poético entre o coreógrafo catalãoCisco Aznar e o artista mineiro Lucas Castro.

O público poderá conferir um bate-papo sobre os processos criativos que envolvem o fazer artístico e a importância do ato poético no decorrer da trajetória dos dois artistas. Além disso, serão exibidas a projeção da obra A Sagração da Primavera, feita por Aznar para o Rudra Bejart Lausanne, e uma adaptação do monólogo circense Vende-se! Uma Experiência Imaginativa Única, criada exclusivamente para o Minas Pocket, de Lucas Castro, sob direção do coreógrafo catalão.

Livremente inspirada na obra Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago, a performance do mineiro apresenta números de ilusionismo, equilibrismo no arame esticado, acrobacia de solo e aérea com trapézio fixo, testando os sentidos humanos. Em cena, o personagem busca a adaptação com duas grandes novas ausências na sua vida: o amor e a visão.

Aznar já apresentou seu trabalho em diversos lugares de reconhecimento internacional, como o Teatro Nacional de Chaillot-Paris e Maison de la Danse-Lyon, na França, e Gran Teatro de Genebra, na Suíça. Em sua carreira, dirigiu e coreografou óperas como Turandot, de Ferruccio Busoni, para o Auditório de Dijon. Desde 1999, vem transitando entre diferentes linguagens que envolvem dança, teatro, vídeo e música. Aznar é formado pela Escola de Artes Dramáticas e Coreografia de Barcelona e completou sua formação acadêmica na Rudra Workshop School, de Maurice Bejart na Suíça e no Instituto José Limón de Nova York.

Lucas Castro é professor na empresa C.A.S.A. – Centro de Arte Suspensa Armatrux e na Espaço Erika Dutra. Trabalhou também na Spasso Escola de Circo, onde se formou profissionalmente em Artes Circenses.

Minas Pocket – Por meio do Minas Pocket, a FCS realiza uma programação diferenciada, com eventos sobre Literatura, Design, Arquitetura, Dança, Performance e Teatro. Desse modo, o programa garante e estimula a ocupação do complexo cultural do Palácio das Artes, potencializando a produção e a fruição cultural na cidade.

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.