Notícias

Plataforma fartura – comidas do brasil e anglo american lançam o festival de cultura e gastronomia de conceição do mato dentro, de 12 a 15/12

PRIMEIRA ETAPA DO FESTIVAL INCLUI CAPACITAÇÃO E EVENTO NO MERCADO MUNICIPAL DA CIDADE MINEIRA

A Plataforma Fartura – Comidas do Brasil tem como objetivo principal mapear a gastronomia brasileira – o caminho dos ingredientes, da origem ao prato – e compartilhar esse conhecimento, por meio de conteúdo para o site, redes sociais, livros, filmes e também como experiência, nos festivais. E de 12 a 15 de dezembro, em parceria com a Anglo American, o Fartura realiza um projeto especial: a primeira etapa do Festival de Cultura e Gastronomia de Conceição do Mato Dentro, na cidade mineira.

Conceição do Mato Dentro, conhecida pelo ecoturismo, cachoeiras e belezas naturais, tem grande potencial turístico e gastronômico. Por isso, a primeira etapa do Festival se concentra na capacitação de profissionais ligados ao setor. Serão cursos gratuitos, realizados no Mercado Municipal Maurílio Lages, com vagas limitadas, destinados à rede pública, rede hoteleira, restaurantes e novas gerações de cozinheiros.

No dia 12 de dezembro, a empresa Seatech Segurança Alimentar ministra o curso de boas práticas para manipuladores de alimentos conforme RDC 216 ANVISA. Ao final do dia, a chef Mariana Gontijo, do Roça Grande de Belo Horizonte, dá uma aula show de quitandas de milho. No dia 13 de dezembro, o curso continua e será finalizado com mais uma aula show sobre o tradicional pastel de angu, com quitandeiros locais. Já no dia 14 de dezembro, os profissionais de gastronomia da cidade terão a oportunidade de aprender sobre cortes e assados com o chef e parrillero gaúcho Antônio Costaguta, que também dá uma aula show sobre o preparo de carnes à moda gaúcha.

No dia 15 de dezembro, das 14h às 20h, o Mercado Municipal recebe um evento com música e gastronomia. Para abrir a programação, o grupo Marujada da Cidade leva o som de violas, pandeiros e tambores com sua tradicional apresentação. Quem chegar será recebido com a mais tradicional iguaria de Conceição, o pastel de angu. A DJ Aída anima toda a tarde, enquanto o público pode visitar os estandes do programa Crescer, com produtores locais e produtos como mel e queijo.

As “Cozinhas ao Vivo” serão os pontos altos da programação, com o “tapa de cuadril”, do parrillero gaúcho Antônio Costaguta; o burger artesanal com queijo local, preparado pelo padeiro Ronaldo Soares da DuPain, de Belo Horizonte; uma moqueca de frutos do Mar, do também mineiro Márcio Santoro; e, para finalizar, o chef Costaguta volta com crepe de doce de leite e queijo local.

Ao longo do dia, a artista mineira Nath Rodrigues faz um show com sua bela voz e uma habilidade ímpar de tocar instrumentos como violino e violão. Haverá também uma palestra sobre a articulação para o fortalecimento da gastronomia local e o evento se encerra com o grupo Violeiros do Intendente.

O Festival de Cultura e Gastronomia de Conceição do Mato Dentro é realizado pela Plataforma Fartura – Comidas do Brasil e conta com patrocínio da Anglo American, fomento da Codemge e apoio da Prefeitura Municipal de Conceição do Mato Dentro.

Foto: Rodrigo Valente

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.