Notícias

ATIVIDADE COM EDUCADOR E CURADOR LUCAS MENDES DE MENEZES

ATIVIDADE ACONTECE NO DIA 16/12 E FAZ RELAÇÃO ENTRE O PENSAMENTO CRÍTICO BRASILEIRO E A ARTE FOTOGRÁFICA DE VANGUARDA

Ao longo do ano, o Laboratório de Crítica do CCBB Educativo traz cursos que contribuem para a formação e pesquisa para estudantes, educadores e profissionais da arte. No dia 16 de dezembro, a partir das 17h, acontece a atividade “Pensamento Crítico Brasileiro X Arte Fotográfica de Vanguarda”, com o educador e curador independente Lucas Mendes Menezes. A participação é gratuita, mas é necessário fazer inscrição prévia pelo site.

A ideia é analisar e debater a interseção entre a produção crítica brasileira e a arte fotográfica dita de vanguarda, desde suas primeiras manifestações até as propostas retrospectivas desenvolvidas nos anos 1980. Para isso, serão abordados os trabalhos de Murilo Mendes, Mário de Andrade, Ferreira Gullar, Frederico Morais, Mario Pedrosa, Rubens Teixeira Scavone, Roberto Pontual e Paulo Herkenhoff.

O curso, que tem duração de quatro horas, será baseado na articulação entre a produção visual abordada pela crítica, tanto nos textos, quanto nas propostas curatoriais, com o objetivo de desvelar os diálogos, referências e apropriações empreendidas.

Educador e curador independente, Lucas Mendes de Menezes se dedica ao estudo das relações entre a arte, cidade e fotografia desde 2008. É mestre em História Social pela UFF e acaba de concluir sua tese de doutorado sobre a produção fotográfica brasileira dos anos 1950 e 1960 na Université Paris 1 Panthéon Sorbonne. Em 2017, foi co-curador da mostra “Images Voyageuses: photographies brésiliennes en France” realizada na Fundação Calouste-Gulbenkian em Paris.

Foto:Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.