Notícias

Voluntários se mobilizam para construção de 21 casas emergenciais em Minas Gerais

Maior ação da TETO em Minas Gerais vai reunir neste fim de semana mais de 400 voluntários para a construção de casas emergenciais e de uma obra de infraestrutura escolhida pela comunidade

Mais de 600 mil pessoas moram em aglomerados em Minas Gerais (IBGE) e lutam para serem notadas pela sociedade e por instituições governamentais. Pelo direito básico à moradia, 460 voluntários se juntam, neste fim de semana, a organização social TETO para participar da última construção deste ano no estado. A ação será duplamente especial, pois, além das 21 moradias emergenciais que serão construídas com os moradores nas comunidades Terra Nossa e Pátria Livre, será realizado o primeiro Mutirão de Habitat da organização no Brasil.

O Mutirão de Habitat integra os projetos comunitários de infra-estrutura e habitat que a TETO desenvolve em algumas comunidades. Esses projetos são planejados e executados para que haja protagonismo dos moradores e desenvolvimento das potências da própria comunidade durante todo o processo. Em Terra Nossa, os moradores identificaram a acessibilidade como um dos principais problemas da comunidade e propuseram, então, a construção de uma escada.

Entre março e agosto deste ano, foi feito um diagnóstico parecido que culminou com a construção da primeira escada construída em parceria com a TETO, conhecida como “Escada da Creche”. De lá para cá, a questão da mobilidade teve uma melhora significativa, mas entendeu-se que ainda havia muito para ser feito nesta área. Para a construção da segunda escada, os moradores foram envolvidos mais uma vez do início ao fim: foram eles que desenharam o projeto, levantaram os materiais e pensaram em cada detalhe para que a obra melhore o dia a dia de toda a comunidade. O diferencial é que com o Mutirão a escada será erguida em um único fim de semana.

A expectativa é de que a escada seja entregue neste domingo (15) junto com as 21 moradias emergenciais.

Última construção em 2019

A construção, marcada para os dias 14 e 15 de dezembro, é a quarta realizada em Belo Horizonte neste ano. Ao todo, serão 460 voluntários empenhados em construir uma escada e 21 casas emergenciais, lado a lado com os moradores de Terra Nossa e Pátria Livre.

Com essa construção completaremos 56 moradias entregues em 2019 nas comunidades de Terra Nossa, Pátria Livre e Zequinha Nunes. Para 2020 a expectativa é construir 70 casas emergenciais, expandir a atuação para outros municípios do estado e aumentar os projetos de infraestrutura nas comunidades de Belo Horizonte.

Como são as casas emergenciais

Casas emergenciais são construções feitas em madeira pelos voluntários da TETO em

conjunto com os moradores, e se destinam a famílias que se encontram em situação de

vulnerabilidade social. Este modelo vem sendo utilizado nas comunidades brasileiras desde

2006, quando a TETO iniciou suas atividades no país.

Sobre a TETO

A TETO é uma organização sem fins lucrativos que atua em 19 países da América Latina, com o objetivo de superar a pobreza em que vivem milhões de pessoas nas comunidades precárias, por meio do engajamento comunitário e da mobilização de jovens voluntários e voluntárias.

A organização começou em 1997, no Chile e, desde então, já foi responsável por centenas de ações em comunidades que se encontram em situação de risco, incluindo a construção de casas emergenciais.

Em 2009, o Programa de Comunidades Humanas das Nações Unidas concedeu o Scroll of Honor Award da ONU para Un Techo Para Mi País, em reconhecimento às contribuições excepcionais da organização para comunidades precárias humanas. O prêmio é o mais prestigioso no mundo inteiro para o trabalho neste campo. Já em 2017, a TETO foi reconhecida entre as 100 melhores ongs do Brasil pela revista Época e pelo Instituto Doar.

Todos os trabalhos realizados pela TETO são sem fins lucrativos e contam com o apoio de voluntários e empresas para ser realizado, seja por meio de doações ou de participação ativa nas comunidades. Para saber mais acesse: https://www.techo.org/brasil/

Foto:Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.