Notícias

Campanha de financiamento coletivo busca enfrentar a hanseníase com unidade de saúde itinerante

Está no ar a campanha de financiamento coletivo do projeto da Carretinha da Saúde, do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), em parceria com a plataforma online Kickante e com o apoio da YDreams Global, empresa referência em inovação e tecnologias imersivas. A campanha tem o objetivo de levar de volta às ruas uma unidade de atendimento e diagnóstico itinerante que mobiliza profissionais de saúde e comunidades no enfrentamento à hanseníase, uma doença que o Brasil ainda não eliminou.

Página da campanha: https://www.kickante.com.br/campanhas/morhan-brasil-sem-hanseniase

Um grande projeto para enfrentar um grande problema

O Brasil é o país com a maior incidência de hanseníase no mundo, ou seja: é o país que apresenta o maior número de casos novos da doença em relação a sua população. São quase 30 mil novos casos anualmente, inclusive entre crianças menores de 15 anos, o que indica que existem pessoas não diagnosticadas em suas famílias – já que, assim que iniciado o tratamento, a transmissão da doença é cessada.

“O Morhan acredita que esses indicadores são absurdos, considerando que a hanseníase é uma doença que tem cura e cujo tratamento é gratuito pelo SUS”, afirma o vice-coordenador nacional do movimento, Artur Custódio.

A Carretinha da Saúde é uma das ações do Morhan para enfrentar essa realidade. Trata-se de uma unidade de atendimento itinerante, com três consultórios médicos e equipada para a realização de consultas e diagnóstico da hanseníase, sempre em parceria com as equipes de saúde dos municípios onde ela se instala. Os locais são escolhidos de forma estratégica, considerando a incidência da doença e bairros com ausência de assistência: a Carretinha chega nos territórios que normalmente não contam com atendimento. O projeto atua principalmente sobre dois desafios: estimular o diagnóstico precoce da doença e enfrentar o preconceito, por meio de muita informação e educação sobre a hanseníase, seus sintomas e tratamento.

O projeto foi criado em 2008, atuou no estado do Rio de Janeiro até 2012 e, neste mesmo ano, recebeu o Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Brasil (ODM Brasil), por sua contribuição aos direitos humanos no país. Mas agora está parado devido à falta de recursos.

Para reativar a carretinha, o Morhan está realizando a sua primeira campanha de financiamento coletivo. Para contribuir, com doações de qualquer valor, basta acessar a página da campanha no Kickante: https://www.kickante.com.br/campanhas/morhan-brasil-sem-hanseniase

A meta de R$ 90 mil tem o objetivo de financiar três meses de funcionamento da unidade, que tem capacidade para atender até 300 pessoas por dia.

Sinais e sintomas mais comuns da hanseníase

Manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo.

Área de pele seca e com falta de suor.

Área da pele com queda de pelos, mais especialmente nas sobrancelhas.

Área da pele com perda ou ausência de sensibilidade (dormências, diminuição da sensibilidade de ao toque, calor ou dor).

Sensação de formigamento na pele, principalmente das mãos e dos pés.

Dor e sensação de choque, fisgadas e agulhadas ao longo dos nervos dos braços e das pernas.

Edema ou inchaço de mãos e pés.

Diminuição da força dos músculos das mãos, pés e face devido à inflamação de nervos, que nesses casos podem estar engrossados e doloridos.

Úlceras de pernas e pés.

Nódulo (caroços) no corpo, em alguns casos avermelhados e dolorosos.

O Morhan é uma entidade sem fins lucrativos fundada em 6 de Junho de 1981, voltada para a eliminação da hanseníase no Brasil, através de atividades de conscientização e foco na construção de políticas públicas eficazes para a população.

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.