Notícias

Bate-papo com o artista: FROIID convida Fernanda Corrêa e Pablo Gobira

Uma roda de conversa sobre “Imbricações entre arte e jogo”

FROIID vai ampliar nesta quinta-feira, 19 de dezembro, às 19h, a sua discussão sobre esculturas de jogos de tabuleiro que representam campos de futebol. O artista vai bater um papo com o público e os convidados Fernanda Corrêa e Pablo Gobira, na Galeria de Arte BDMG Cultural.

A exposição de sua autoria, Onde a Coruja Dorme, aberta à visitação até o dia 19 de janeiro, tem como referência o campo de futebol elaborado pelo artista dinamarquês Asger Jorn. Figura importante das vanguardas do século XX, Asger é objeto de estudo de FROIID e seus convidados, que o acompanham neste processo dos campos desde 2014.

Pablo Gobira é professor doutor na Escola Guignard, na área de artes, e tem uma pesquisa extensa relacionada à arte, ciência e tecnologia, além de pesquisar jogos e vanguardas. Mestre em artes, formada também pela UEMG, Fernanda Corrêa é uma das poucas pesquisadoras brasileiras do trabalho do artista Asger Jorn.

Juntos, eles vão promover uma discussão com o público sobre “Imbricações entre arte e jogo”. “A proposta é trazer falas sobre a potencialidade disruptiva dos jogos na arte ou anti arte, como a suspensão e transformação da realidade, através de regras e objetivos, explorando as características do jogo e do jogar”, conta FROIID.

O trio vai trazer a discussão dos jogos dos artistas das vanguardas e a relevância destas questões do contemporâneo tendo como base a exposição que está na Galeria de Arte BDMG Cultural e que também divide espaço com a exposição Alegria nas Pernas, de Alexandre Junior.

“Os jogos de certo modo são metaforizações dos modos de vida. As regras e os títulos explicitam isso. Trago diálogos com as vanguardas, com futuristas, ‘Dadás’ e outros grupos, mesclando influências que tive nos jogos de campos de várzea e de rua”, afirma FROIID.

A Galeria de Arte BDMG Cultural está aberta à visitação diariamente, inclusive sábados, domingos e feriados, de 10h às 18h. Às quintas, horário estendido até às 21h. O acesso é gratuito.

Neste final de ano a galeria terá horários especiais de funcionamento. Nos dias 16, 17, 24, 25 e 31 de dezembro, e 1º de janeiro, a galeria estará fechada para visitação.

Conheça mais sobre FROIID

Desde 2015, o artista plástico atua no Laboratório de Poéticas Fronteiriças, grupo de pesquisa de desenvolvimento e inovação que se propõe a problematizar as/nas fronteiras. Mestrando em artes, Froiid desenvolve trabalhos individuais e coletivos relacionando arte e cidade. Entre os temas, pirataria, território, cidade/urbano e joquificação. O artista é membro fundador e idealizador do Piolho Nababo e MAPA%.

Foto:Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.