Notícias

Transforme seu imposto de renda em música e incentive o programa de bolsas de estudo de música da Fundação de Educação Artística

Até 28 de dezembro. É fácil, rápido e você não gasta nada!

As bolsas de estudo de música concedidas pela FEA têm permitido, há mais de 50 anos, que crianças e jovens obtenham gratuidade em sua formação musical. É crescente  o número de jovens  que, na faixa de idade correspondente ao Ensino Médio, descobrem sua vocação para a música. Hoje, na Região Metropolitana e em toda a periferia de Belo Horizonte, as redes sociais divulgam a existência de uma instituição que  mantém um Programa de Bolsas - a Fundação de Educação Artística - e os jovens acorrem, cheios de esperança. Na imensa maioria dos que a FEA pode absorver, eles  correspondem ao ensino recebido com dedicação e força de vontade. Seguem em direção a uma profissionalização no campo da música, inúmeras vezes salvando-se das condições perversas de um  meio  contaminado pela droga e a violência.

A FEA quer continuar a prestar esse serviço à comunidade, ampliando o número de bolsas. Mas precisa, para isso, de apoio constant da Sociedade. A Campanha Transforme seu Imposto de Renda em Música pretende  esclarecer sobre  a possibilidade que tem cada contribuinte do I.R. - seja  pessoa  física ou jurídica - de direcionar uma parcela de seu imposto devido a um projeto aprovado no Ministério da Cultura, como é o projeto da Fundação de Educação Artística. O valor doado será restituído ao fazer a declaração completa de ajuste em abril 2018. E para  quem quer apoiar, mas não é contribuinte, a FEA  oferece outras formas de participação e ajuda.!

 

Como calcular o valor da doação

Verifique qual será o provável valor do Imposto de Renda devido, usando como referência o valor apurado na declaração de 2017 (ano calendário 2016). Calcule 6% sobre este valor: esta é a quantia aproximada que você poderá abater na declaração de 2018 (ano calendário 2017), se não houver grande alteração nos seus rendimentos.

Por exemplo: se o valor do Imposto de Renda devido, apurado na declaração de 2017, for R$ 10.000,00 (não importando qual o valor retido na fonte, valor já pago ou valor a restituir), você poderá doar até R$ 600,00 e abater integralmente esse valor. Caso o valor integral do imposto devido já tiver sido pago, através de retenção na fonte ou carnê-leão, e você tiver restituição, esta será acrescida do valor da doação efetivada.

Como doar

Todas as doações são obrigatoriamente depositadas em conta vinculada ao projeto, cuja movimentação é controlada pelo Ministério da Cultura.

Acesse o nosso site www.feabh.org.br e clique em DOAÇÃO. O doador terá acesso às informações, ao simulador de doação e poderá gerar um boleto bancário para o crédito da doação.

 

Como declarar

Para a pessoa física efetuar o lançamento da doação na declaração de ajuste anual do IR (modelo completo) o valor da doação deve ser inserido na seção "Pagamentos e doações efetuados" sob o código referente ao incentivo à cultura. Neste campo, deve-se informar o nome do titular do projeto cultural beneficiado, o número de sua inscrição no CNPJ, os dados do projeto aprovado e o valor do apoio.

 

A Fundação de Educação Artística – FEA

A Fundação de Educação Artística - FEA - é uma entidade sem fins lucrativos, de forte cunho social, com penetração em todas as classes sociais, que tem como objetivo contribuir - ali onde o Estado não atua suficientemente - para a democratização, o aprimoramento e a atualização do ensino das artes e, em particular, da música. Criada, em maio de 1963, por um grupo de artistas e intelectuais mineiros, apresentou-se, desde sempre, como um centro de experimentação, renovação e difusão artística de base cultural ampla.No âmbito educacional, merece destaque o papel desempenhado pela FEA no processo de atualização do ensino musical, não só em Belo Horizonte, como também em diversos centros de formação do País. Por valorizar o intercâmbio entre as artes, a Fundação de Educação Artística mantém-se sempre aberta a novas ideias, experimentações, pesquisas e é, essencialmente, uma defensora contumaz da música de nosso tempo.

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.