Notícias

Exposição em museu da UFMG apresenta a diversidade em contextos arqueológicos indígenas de Minas Gerais

O Museu de História Natural e Jardim Botânico (MHNJB) da UFMG promoverá a exposição Diversidade em contextos arqueológicos indígenas de Minas Gerais ao longo dos últimos 14 mil anos. A abertura ocorrerá nesta quarta-feira, dia 18 de dezembro, às 14h. O endereço é Rua Gustavo da Silveira, 1035, Santa Inês, Belo Horizonte. A entrada será gratuita durante a inauguração, a partir das 13h. A partir de então, a mostra passa a integrar o conjunto de exposições permanentes do museu, podendo ser visitada de quarta a domingo, das 10 às 16h (saída até 17h), mediante pagamento de ingresso.

A exposição apresentará aos visitantes a antiguidade e a grande diversidade cultural de povos indígenas do Brasil, com a proposta de desenvolver o potencial educativo do rico acervo de materiais arqueológicos produzido pelas pesquisas do Centro Especializado em Arqueologia Pré-Histórica do MHNHJB da UFMG.

Na mostra, serão expostos quatro sítios arqueológicos de cronologias diversas, a partir de 14 mil anos, e com características culturais diferentes, além de um bloco expositivo central com informações sobre alimentação e tecnologias de fabricação de artefatos.

A exposição conta com o apoio da Coordenadoria das Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico do Estado de Minas Gerais e do Ministério Público de Minas Gerais.

Programação
14h - Abertura do evento
Professora Mariana de Oliveira Lacerda (UFMG)

14:10 - Apresentação do projeto
Professor Antônio Gilberto Costa (UFMG)

14:30 -Palestra
Tema: A arqueogenética dos povos de Lagoa Santa: implicações para o povoamento da América
Professor André Menezes Strauss (USP)

15:15 - Abertura da exposição e lançamento do livro
Arqueologia Brasileira: a pré-história e os verdadeiros colonizadores
Professor André Prous (UFMG)

Foto:Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.