Notícias

Museu da Imagem e do Som recebe Mostra Diversidade BH com exibição de filmes mineiros

Nesta terça-feira, dia 18 de dezembro, às 19h30, a Fundação Municipal de Cultura apresenta no Museu da Imagem e do Som (MIS-BH) a primeira edição da “Mostra Diversidade BH” que faz uma homenagem a artista belo-horizontina Cristal com a exibição comentada de três filmes nos quais ela participa: "Estado Itinerante", "Mãe, precisamos conversar" e "Quatro Paredes". A mostra acontece via edital Cena Plural e tem entrada gratuita.

"Estado Itinerante" (2016), de Ana Carolina Soares, conta a história de Vivi, uma cobradora de ônibus que quer escapar de uma relação opressora. Entre as paradas no ponto final, os encontros com outras cobradoras fortalecem essa mulher trabalhadora e seu desejo de fuga. "Mãe, precisamos conversar" (2016), dirigido por Matheus Torres, é um documentário que aborda as experiências de gays, lésbicas e transexuais, buscando dar espaço para suas histórias, lutas e, principalmente, tratando as dificuldades para os relacionamentos com os pais e a busca pelo respeito. "Quatro Paredes" (2017) tem direção de Pedro Estrada e Breno Alvarenga e traz uma narrativa sobre cinco personagens que experienciam momentos corriqueiros em um dia de domingo. Inconscientemente, eles atravessam circunstâncias de transformação, que ilustram elementos facilmente identificáveis em pessoas que cruzam a vida de todos nós. Para a roda de conversa da sessão, estarão presentes a homenageada Cristal, os diretores dos filmes, entre outros convidados para a discussão sobre a representatividade trans no cinema, a importância de ocupar as telas, o lugar de fala e as maneiras de se filmar o corpo político.

A homenageada

Cristal é figura pública e icônica de Belo Horizonte, performer desde os 16 anos, formada em moda pelo Centro Universitário UNA e membro de dois coletivos artísticos: a TODA DESEO, que relaciona teatro e performance com questões LGBTIA, e o Projeto Periféricxs que pauta seus trabalhos no recorte racial, também com questões de gênero e orientação sexual.

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.