Notícias

Do Pará para Belo Horizonte

Produtos da famosa gastronomia paraense agora são comercializados na capital mineira

Quem nunca ouviu falar do famoso prato Pato no Tupuci, preparado com jambu -leguminosa que adormece a boca- e com o tucupi -líquido amarelo de gosto ácido retirado da raiz da mandioca brava-? Esses são alguns dos ingredientes diferenciados da gastronomia paraense, que agora podem ser facilmente encontrados na capital mineira, no Empório Toscanini.

Mas de onde veio a ideia de comercializar em Minas produtos tão diferenciados? O Empório Toscanini é comandado pelo chef Mário Resende, que se formou em gastronomia no Pará, sua terra natal. “Tenho muito orgulho de ser paraense porque a nossa gastronomia é realmente diferenciada e rica, além de ser estudada de perto por grandes Chefs. Então nada melhor do que associá-la a gastronomia mineira, trazendo esses produtos para nosso empório”, destaca.

Belém se destacou como o destino brasileiro mais bem avaliado pelos turistas estrangeiros que visitaram o Brasil em 2016, segundo pesquisa do Ministério do Turismo. De acordo com o estudo, enquanto a gastronomia brasileira recebeu nota máxima (muito bom e bom), de 95,4% dos visitantes internacionais, a de Belém chegou ao topo, com 99,2% de aprovação.  Os cheiros e sabores da fauna e da flora da Amazônia – açaí, camarão, caranguejo, peixes, além de ervas - como o jambu -, pimentas e a famosa farinha de mandioca -  encantaram turistas da França, principal emissor de turistas para Belém em 2016, com 34% do total de visitantes, e também do Suriname, Estados Unidos, Holanda, Argentina, Alemanha, entre outros.

Dentre os produtos comercializados além da gastronomia mineira como queijos, cachaças e doce de leite também são comercializados chocolate da Amazônia, cupulate -chocolate feito a partir da semente de cupuaçu-, geleias de pimenta de cheiro, jambu, taparebá (cajá), licores, farinha d’agua e de tapioca, tucupi preto, jambu, entre outros.

 

Empório Toscanini

Endereço: Rua Arturo Toscanini, 61, Santo Antônio, Belo Horizonte, Minas Gerais

Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira das 6h às 10 para café da manhã, para almoço de 12h às 16h e para o jantar de 19h às 23h. Sendo que aos sábados e domingos o horário de funcionamento do café da manhã é de 6h30 às 10h30. Valor do café da manhã R$33.

Telefone: (31) 3643-1005/1006

Facebook: www.facebook.com/EmporioToscanini

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.