Notícias

FCS recebe pré-estreia nacional do longa HUMBERTO MAURO e promove bate-papo com o diretor André di Mauro após exibição do filme

A Fundação Clovis Salgado, por meio do Cine Humberto Mauro, promove na próxima quarta-feira (19) a pré-estreia nacional do filme Humberto Mauro (2018), com sessão seguida de debate com o diretor e sobrinho-neto de Humberto Mauro, André di Mauro. A sessão especial faz parte do projeto do Cine Humberto Mauro História Permanente do Cinema, e integra mais uma atividade comemorativa dos 40 anos do Cine. O longa é um documentário-tributo ao cineasta pioneiro Humberto Mauro, sobre a vida e obra do diretor refletida através de seus filmes. Humberto Mauro foi patrocinado pelo Energiza e realizado com apoio do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais.

A partir de uma entrevista de Humberto Mauro gravada pelo Instituto Moreira Sales (IMS) nos anos 1960, o longa de André di Mauro traça um fio condutor que passa por um amplo painel dinâmico e humano sobre a criatividade e o cinema de Mauro. Expondo as incomuns soluções técnicas para fazer filmes, e a luta diante das adversidades inerentes à produção cinematográfica no início do século XX, o documentário retrata a luta de Mauro para produzir cinema em Cataguases, cidade do interior de Minas Gerais na qual o diretor residia com sua família.

Humberto Mauro marca a estreia de André Di Mauro, ator e autor do livro Humberto Mauro - o pai do cinema brasileiro, como diretor de longas-metragens. O filme estreou no dia 5 de setembro no Festival de Cinema de Veneza 2018, e fez parte da seleção oficial da mostra Venezia Classici, indicado ao Prêmio de Melhor Filme Documentário.

Sobre o Diretor – André Di Mauro tem um histórico multidisciplinar que inclui trabalhos como escritor, diretor, produtor e ator. Trabalha na área audiovisual desde o início dos anos 90. Foi o criador do primeiro Curso de Cinema de Nível Superior da Cidade do Rio de Janeiro na Universidade Estácio de Sá, onde trabalhou como Diretor Acadêmico por dez anos. André dirigiu diversos curtas-metragens e projetos independentes para televisão e VOD. Em 2018, seu curta-metragem, o documentário “Efeito Lua”, recebeu o prêmio de “Melhor Curta-Metragem Documentário” no Canadá Independent Film Festival. Ainda em 2018 apresentou seu primeiro longa-metragem como diretor o filme Humberto Mauro que fez sua estreia mundial no Festival de Cinema de Veneza dentro da seleção oficial do programa Venezia Classici, onde foi indicado ao Prêmio de Melhor Filme Documentário Sobre Cinema.

Sobre o Polo Audiovisual da Zona da Mata – Criado em 2002, tendo a inauguração do Centro Cultural Humberto Mauro como marco, o Polo mobiliza lideranças da Região em torno de um Programa de cultura, educação, inovação e desenvolvimento sustentável. Nos últimos dez anos, sob a liderança da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, Instituto Fábrica do Futuro, ENERGISA e SEBRAE, desenvolvem-se projetos e eventos para a consolidação de um Polo regional de conexões nacionais e de cooperação internacional, sobretudo com países de língua portuguesa. Em 2018, o Polo Audiovisual lançou um programa de fomento baseado em uma parceria público-privada inédita no Brasil. Este empreendimento, liderado pela Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, o Instituto Fábrica do Futuro e a empresa distribuidora de energia elétrica da região, a ENERGISA, em parceria com o Governo do Estado de Minas Gerais, por meio de sua Lei de Incentivo à Cultura (ICMS) e a Prefeitura Municipal de Cataguases, vai ganhar agora o reforço de recursos provenientes do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) gerido pela Agência Nacional de Cinema – ANCINE.

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.