Notícias

Kolping Rainha da Paz realiza 5ª Mostra do Projeto Conexão Cultural

A Kolping Rainha da Paz realiza a 5ª Mostra Cultural das Oficinas do Projeto Conexão Cultural, no dia 21 de dezembro. O evento, que começa às 19h, e será realizada na quadra da Kolping, localizada na Avenida Guanabara, nº 191, Bairro Botafogo 2ª seção, em Justinópolis, município de Ribeirão das Neves. Cerca de 20 pessoas estão envolvidas na preparação, entre elas, associados, colaboradores, voluntários, professores, parceiros, e simpatizantes pelo movimento.

Logo em seguida a abertura e acolhida, haverá apresentação, equipe do Projeto, e diretores Kolping; além de um breve informe sobre o movimento Kolping, e as atividades da Kolping Rainha da Paz. Em segiuida haverá apresentação de Teatro; Canto; Breaking e Percussão. Cada apresentações têm o tempo mínimo de 10 minutos e no máximo 25 minutos. Haverá ainda entrega de certificados

Na pratica, durante a Mostra Cultural, os alunos apresentam para a comunidade, o que eles aprenderam durante as aulas do Projeto “Conexão Cultural Kolping, que a entidade realiza com o objetivo de promover a inserção sociocultural, o desenvolvimento pessoal, e o fortalecimento dos vínculos comunitários locais. Neste ano de 2019, o projeto atendeu exatamente 111 alunos, sendo 65%; feminino e 35% masculino, ou seja, 72 mulheres e 39 homens.

Participam do Projeto, crianças e adolescentes de 7 a 17 anos que estão matriculados e frequentes no ensino Fundamental ou Médio e são priorizados os alunos de escolas públicas das Redes Municipal e Estadual, identificados por meio da Declaração Escolar. Durante a execução do projeto, também são realizadas atividades de educação patrimonial, arte, lazer, cultura e memória, além de um trabalho de estimulo a participação e o engajamento social, e palestras sobre Direitos Humanos, Ética e Cidadania.

De acordo com Cristiano Santos, coordenador executivo, a Mostra é realizada para valorizar e incentivar ainda mais os alunos e professores, despontando ao público, em especial aos seus familiares e amigos, o conhecimento musical e conhecimento artístico que os alunos adquiriram durante as oficinas. “A Mostra é importante para criar eventos de lazer e cultura para a população, através de apresentações culturais. “Com isso queremos aumentar ainda mais a visibilidade do Movimento Kolping em nossa região, demonstrando e divulgando os trabalhos desenvolvidos, em especial neste projeto, e fortalecer os vínculos comunitários”, explica.

Além de Cristiano, a equipe do Projeto é composta também por Lidiane Silva, psicóloga coordenadora; Vânia Santos, secretaria da Kolping; Lucilene França, professora de Teatro; Edilene Silva, professora de Canto; Kerson Luc, professor de Percussão; Daniel Cota, professor de Breaking.

Criado em outubro de 2017, o projeto Conexão Cultural kolping visa ainda promover a inclusão cultural e, ao mesmo tempo, propiciar o desenvolvimento humano por meio da vivência da arte, garantir espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social, além do desenvolvimento da afetividade, solidariedade e respeito mútuo; desenvolver potencialidades, habilidades, talentos e protagonismo infanto-juvenil, entre outros. O projeto se sustenta com recursos da Instituição Alemã FKB (Förderkreis Brasilien)

Foto:Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.