Notícias

Inscrições abertas e gratuitas para as oficinas da 23ª Mostra de Cinema de Tiradentes

Evento promove atividades formativas para todas as idades. São oferecidas 10 oficinas, num total de 260 vagas.

Estão abertas as inscrições para as oficinas gratuitas que integram o Programa de Formação da 23ª Mostra de Cinema de Tiradentes, que acontece de 24 de janeiro a 01 de fevereiro de 2020. Os interessados devem ler o regulamento e preencher o formulário disponível no site oficial do evento (www.mostratiradentes.com.br) até 10 de janeiro. Destaque para a diversidade de abordagens da linguagem e do fazer cinematográfico para as diferentes faixas etárias das oficinas. São 10 modalidades, com oferta de 260 vagas para atender a variados públicos e interesses. Todos os anos, a Mostra Tiradentes oferece formação e capacitação técnica para o mercado de cinema, com oportunidades para a nova geração de atores e realizadores.

Uma das mais concorridas oficinas de 2019, terá uma nova edição em 2020. Dramaturgias do Corpoespaço, ministrada por Marcelo Aquino – RJ, pretende oferecer propostas de treinamento, improvisação e composição para intérpretes, transitando na fronteira entre diferentes formas de expressão artística.

Direcionada para profissionais que têm interesse em atuar com direção de fotografia, a oficina Cinematografia, a Fotografia em Movimento, com o instrutor Cleumo Segond Carvalho Cruz – RJ, abordará o ensino básico necessário na área da iluminação, cor, exposição à luz, manuseio e operação das câmeras e nas técnicas e linguagem do documentário e da ficção, essenciais para a utilização com eficiências das novas câmeras digitais.

Para professores, educadores, familiares e interessados em temas como filme educação e ferramentas e tecnologias audiovisuais de ensino-aprendizagem, Igor Amin – MG conduzirá a oficina Como educar as crianças no mundo das telas?. O objetivo da atividade é propor a relação adulto-curador e criança mentora para que juntos utilizem as telas em prol da expansão da consciência e do desenvolvimento interpessoal no contexto das linguagens audiovisuais expandidas.

A criação de um roteiro ficcional colaborativo estará em foco na oficina Roteiro Colaborativo, a ser ministrada pelas instrutoras paulistas Thais de Almeida Prado e Julia Katharine. Por meio de exemplos e exercícios, a atividade dará foco ao trabalho de escrita conjunta entre atores, roteiristas e diretores.

As etapas da produção audiovisual de ficção e documentário para TV e Cinema serão abordadas na oficina Produção para TV e Cinema, ministrada pela produtora mineira Julia Corgosinho Nogueira. Os participantes conhecerão os detalhes do trabalho do produtor, passando pelas etapas de preparação, pré-produção, produção/filmagem, desprodução e pós-produção.

Apresentar os aspectos teóricos e técnicos envolvidos na produção sonora e nos efeitos de som de um filme é o objetivo da oficina Produção Sonora para filmes de Animação e Ficção, ministrada por Alexandre Jardim, do Rio de Janeiro.

Como já é tradicional, a 23ª Mostra de Cinema de Tiradentes realiza também oficinas para o público jovem, proporcionando férias de diversão e aprendizado. Para as crianças de 8 a 11 anos, interessados na relação natureza e tecnologias, Igor Amin/Instituto Mundos – MG ministra a oficina Jogo dos Mundos. Por meio de gamificação audiovisual utilizando aplicativo de celular construtor de narrativas em filmes e realidade virtual, os participantes irão aprender a produzir vídeos para inspirar a sociedade a partir da visão de mundo das crianças.

Para os jovens de 11 a 14 anos, a oficina Cinema e Artes Plásticas – Histórias Curtinhas, com a instrutora Daniella Penna – MG, propõe produzir histórias em vídeo a partir da construção de narrativas e cenas curtas, utilizando linguagens e materiais variados.

Já a oficina Processo Criativo de Produção Audiovisual, ministrada por Vinicius Mantovani Contrera Toro -SP, tem como objetivo incentivar os alunos, de 12 a 16 anos, a participarem de um processo criativo de produção cinematográfica de maneira lúdica e envolvente, ao mesmo tempo que exploram elementos da linguagem audiovisual desenvolvendo o pensamento e o olhar crítico.

E a Criação Para Web, será o tema da oficina de Sergio Rossini -RJ, voltada para jovens de 15 a 21 anos. A atividade visa desenvolver a sensibilidade e exercitar a criatividade dos alunos, com o objetivo de prepará-los para criarem, produzirem e difundirem seus próprios conteúdos na internet (youtube, vimeo ou outras plataformas).

Foto:Leo Lara

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.