Notícias

Miniconcerto de Natal do Ars Nova-Coral da UFMG celebra as novas perspectivas de vida

Apresentação realizada de forma virtual une quatro canções inglesas em um repertório inédito

Seguindo a tradição anual, no dia 23 de dezembro, às 19h, o Ars Nova-Coral da UFMG apresenta Ares Novos de Natal, um miniconcerto promovido em celebração às festas de fim de ano. Pela segunda vez consecutiva, o coro exibe o repertório de forma remota, por meio de seu canal no YouTube.

Junto às dezenas de coristas que gravaram individualmente suas vozes e performances em frente a câmera, a apresentação também conta com um arranjo de órgão positivo. O instrumento, que já é considerado como presença ilustre nas celebrações de fim de ano, foi executado pelo pianista Bruno Cruz.

Foram selecionadas quatro obras inéditas para compor o concerto virtual. Três delas, Monday 's Child, Matthew, Mark, Luke and John e Sing a song of sixpence, são de autoria do compositor John Rutter. Já a última canção apresentada, And the Glory, se trata de um trecho retirado do oratório Messias de G. F. Handel.

Por possuírem uma temática ligada à infância e ao mito do nascimento de um Messias, as canções inglesas dialogam fortemente com a mensagem natalina, que se baseia em ideais de esperança e renovação. Por meio da música, o coro evoca imagens da representação deste nascimento para a humanidade e como esse evento pode ser visto no cotidiano de todos.

Conceito e direção artística

O vídeo tem como principal proposta mostrar as novas perspectivas de vida em um novo momento preenchido pela esperança. Ao contrário do ano passado, em que boa parte das famílias brasileiras celebraram o Natal a distância, este ano, graças às vacinas, surge a possibilidade de uma celebração mais unida e calorosa.

Nesse sentido, um concerto natalino em meio a esse sentimento esperançoso busca refletir sobre o quanto mudamos durante esse período de reclusão. Além disso, visa reforçar a essência da humanidade que permanece mesmo em tempos de segregação e privação, bem como inspirar e encorajar as pessoas a sentir conforto e reabrir as janelas da vida para o futuro.

Carolina Claret, corista do Ars Nova e uma das responsáveis pela direção do projeto, enfatiza como o novo momento de reencontros se manifesta no vídeo. “Desta vez, nós usamos tanto o recurso presencial, com um quarteto cantando junto no Conservatório da UFMG, quanto o formato a distância, nos registros dos coristas que não conseguiram estar presentes e acabaram cantando em suas casas. A gente fez um mix desta experiência, da volta à ocupação dos espaços em um contexto em que ainda presencia o distanciamento social”.

Os participantes do concerto também passaram por uma orientação no momento da gravação e performance nos vídeos. Carolina explica partes deste processo de direção: “A ideia foi fazer algumas cenas do processo de se preparar para o Natal, de forma descontraída e positiva. A partir daí recebemos diversos vídeos das pessoas montando a árvore com a família, preparando a refeição e curtindo a sua própria presença em casa. A gente conseguiu criar, mesmo que com cenas individuais, uma ideia de encontro e coletividade”, ressalta.

Mais informações sobre o coro podem ser encontradas no site institucional e página do instagram @arsnovacoraldaufmg.

Sobre o Ars Nova

O Ars Nova-Coral da UFMG vem representando a cultura brasileira e a Universidade Federal de Minas Gerais ao longo de décadas no Brasil e no exterior. Desde sua fundação, em 1959, o grupo conquistou inúmeros prêmios e condecorações em importantes festivais nacionais e internacionais e realizou mais de 1500 apresentações no Brasil e em outros 17 países. Atualmente, sob direção artística do maestro Lincoln Andrade, o Ars Nova tem se apresentado em Belo Horizonte e outras cidades de Minas e do Brasil, além de realizar estreias brasileiras de diversas obras contemporâneas.

Sobre o maestro

Lincoln Andrade é natural de Leopoldina-MG, possui doutorado em Regência pela University of Kansas (EUA), mestrado em Regência pela University of Wyoming (EUA), e é licenciado em Música pela Universidade de Brasília. Foi professor e maestro em diversas instituições e coros de prestígio, no Brasil e nos Estados Unidos. Atualmente é professor de regência na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), coordenador e regente do Ars Nova-Coral da UFMG.

Foto: Arte / Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.