Notícias

Revista da UFMG divulga chamada para artigos com o tema reconstruções

A partir dos impactos causados pela pandemia de covid-19, a chamada lança o desafio de reconstruir uma vida que se dilacerou, vidas machucadas

O prazo para submissão de artigos para o volume 29 da Revista da UFMG vai até o dia 30 de abril de 2022, com o tema Reconstruções. A edição terá como editores convidados Sabrina Sedlmayer (UFMG) e Roberto Vecchi (Università di Bologna). Os interessados podem submeter seus textos pelo site da revista.

Sobre o tema, a chamada destaca que “são muitos os gestos e os movimentos envolvidos nas reconstruções. Logo de início importa pôr em relevo o lugar do prefixo re, cuja etimologia em latim, restituire, já denota a ideia de uma ação repetida, de reparação e de restauro. Mas o que o termo, que literalmente significa construir de novo, é capaz de convocar ao pensamento na contemporaneidade?”. Com base nesse contexto, a nova edição da Revista da UFMG tem como objetivos: explorar, ampliar, constituir, modificar a ideia de recomeço e de retomada e convidar, de forma transdisciplinar, que áreas de conhecimento diversas operacionalizem a potencialidade do verbo reconstruir, que coloca em questão não só a importância do objeto, como também a relação entre objetos.

A chamada para a publicação ainda ressalta que submersos nos impactos da pandemia de covid-19, na instabilidade que a fome tem provocado na população brasileira, assujeitados ao protagonismo das tecnologias na vida cotidiana, a formulação de Caetano Veloso, entre outros autores, “Aqui tudo parece/ que era ainda construção /e já é ruína” pode ser um início convidativo para refletir acerca das fraturas do projeto modernizador que caracteriza em particular o Brasil para provocar reflexões sobre em que medida é possível reconstruir algo sobre bases que nunca foram coesamente tecidas. “Nesse cenário, como comemorar o centenário da Semana de Arte Moderna e o seu desejo de nação, e também rever e revisar a importância de uma releitura dos 200 anos de Independência do Brasil ou os 300 anos de Minas Gerais?”.


O próximo número da Revista da UFMG parte do ponto de que a reconstrução é uma oportunidade de inovação. “O mesmo significado pode ser produzido de modos diferentes, por uma diversidade de combinações dos elementos constitutivos, mas que garanta − é este é o desafio − a produção e a tutela do mesmo sentido. A reconstrução pressupõe sempre um posicionamento ético em relação ao tempo e deve ser pensada a partir do duplo movimento de desconstrução e reconstrução do objeto que a práxis da tradução exemplifica”.


Uma metáfora poderosa que se pode estender a todas as áreas de conhecimento que nesta fase estão empenhadas em reconstruir uma vida que se dilacerou, vidas machucadas. Este é o desafio lançado, para se pensar, se expressar, a partir dessa nova perspectiva, com proposições diversas, refletindo e elaborando, também, sobre a possibilidade da construção de um tempo por vir.

 

Os artigos devem ser adequados às Normas para Publicação disponíveis no website da revista. Mais informações pela página de contatos da revista ou pelo e-mail [email protected].

Sobre a Revista

A Revista da UFMG é uma publicação quadrimestral da Universidade Federal de Minas Gerais e tem como objetivo principal abordar temáticas específicas, numa perspectiva interdisciplinar, com a possibilidade de divulgar também resultados de pesquisas e de produções teóricas e artísticas diversas, nos formatos de artigos, resenhas, ensaios, textos literários e imagens.

Criada em 1929 com o nome de Revista da Universidade de Minas Gerais, a publicação recebeu seu nome atual em 1965. O periódico publica originais de autores que submetem trabalhos em resposta a chamadas temáticas bem como de autores convidados. As contribuições são avaliadas por pareceristas ad hoc, por meio de revisão às cegas,

A publicação tem todas as suas edições inseridas no Portal de Periódicos.

Foto: Chamada revista da UFMG / Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.