Notícias

‘Encontro com artistas’, programação virtual do Centro Cultural, recebe coletivo de dança contemporânea

Confira a programação

Encontro com artistas, novo projeto da programação virtual do Centro Cultural UFMG, estreia seu segundo episódio com uma conversa sobre a investigação cênica realizada durante a residência do Coletivo Teia no museu, quando as integrantes Denise Fantini e Sara Marchezini organizaram uma oficina e um experimento coletivo dentro das atividades do Corpas em trânsito: um octograma biográfico ancestral. A residência fez parte da Chamada Pública de 2020 e foi desenvolvida em 2022, devido às limitações impostas pela pandemia de covid-19.

O processo-performance Corpas em trânsito parte de um olhar anticolonial e do desejo das artistas de compreenderem suas identidades. “O corpo em trânsito pretende atravessar memórias para (re)construir um corpo inquieto que busca seu lugar e entendimento no mundo”, informa o texto de divulgação. Sensibilizações corporais percorrem o trajeto dos oito “vasos maravilhosos” da medicina chinesa no Octograma de Fushi para que “um estado de dança ocorra diante da internalização desses caminhos e da descoberta de movimentos orgânicos e intuitivos.”

Trajetórias

Denise Fantini é artista da dança, instrutora de pilates, capoeirista, diretora, intérprete-criadora, professora de dança moderna e contemporânea e coordenadora da área cultural do Coletivo Cio da Terra Migrantes. Desde 2013, realiza trabalhos ligados à dança-gênero e ao audiovisual. Pesquisadora da cultura popular, Denise faz parte de grupos de tradição de Capoeira Angola (Grupo Candeia de Capoeira Angola) e de Tambor de Crioula (Tambor Rosa de São Benedito).

Sara Marchezini é artista da dança, fisioterapeuta, instrutora de pilates, professora de dança contemporânea e performer. Há nove anos, concebe e realiza produções híbridas em dança. Integrou o Camaleão Grupo de Dança, participando de instalações performáticas. Desenvolve a pesquisa Corpo-território em fluxo, que já se desdobrou no vídeo-dança Até a raiz e oculta, com exibições nacionais e internacionais. Atualmente, faz parte do quadro de oficineiros do Centro Cultural Lá da Favelinha.

Encontro com artistas é um programa bimensal. O artista João Diniz foi o convidado para o episódio de estreia da série, em que falou sobre sua exposição Poematéria: Arquitetura da palavra, aberta para visitação em agosto deste ano no Centro Cultural.

Serviço: Encontro com Artistas | Coletivo Teia
Vídeo disponível no canal do Centro Cultural no YouTube

Foto: Arquivo do Centro Cultural UFMG

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.